domingo, 23 de janeiro de 2011

Uns e Outros de Ladeira Abaixo escolhe samba nesta sexta-feira


Com enredo "Maravilha", bloco do Morro do Carmo irá reverenciar o título conquistado pela Ilha Grande como uma das sete maravilhas do Rio de Janeiro

Com 16 anos de tradição no carnaval da cidade, bloco Uns e Outros de Ladeira Abaixo tem raízes na comunidade do Morro do Carmo e é uma das mais fortes agremiações do grupo especial da Abcar. O bloco, comandado pelo presidente Edilson de Oliveira Gonçalves, vai trazer para o seu desfile no carnaval 2001, o enredo "Maravilha", numa referência ao título conquistado pela Ilha Grande como uma das sete maravilhas do Rio de Janeiro. A idéia é falar da história e das belezas naturais de um dos principais cartões postais do turismo do município.

Na próxima sexta-feira, dia 28, às 20h, na Rua Salomão Reseck, 388, no Morro do Carmo, em frente ao bar do presidente Edilson, a azul, vermelho e branco vai escolher o seu samba-enredo e a concorrência promete ser boa, como manda a tradição do bloco de ter ótimas composições na disputa. O Morro do Carmo tem uma das comunidades mais participativas do mundo do samba, com raízes no carnaval, e os moradores sempre se mobilizam para colocar o bloco na rua.

Caracterizado pelos seus bonecos gigantes, lembrando um pouco o carnaval de Olinda, Recife, o bloco Uns e Outros tem na sua essência o ritmo inconfundível de sua bateria, comandada pelo mestre Renatinho JP, que além de ser um dos melhores compositores de samba da cidade, tem um ouvido apuradíssimo para as inúmeras possibilidade de sons emitidos pelas peças de bateria. Ele consegue, individualmente, dá identidade aos repeniques, caixas, surdos e tamborins, e uni-los, transformá-los numa grande orquestra do samba, empolgando e cativando os foliões.

Outro ponto positivo do bloco é a voz marcante dos intérpretes da família de Moraes, Gilvan e Giovane, que dão um show na avenida, proporcionando ao bloco a evolução e a harmonia necessárias para um bom desfile do Uns e Outros. Em 2011, a agremiação do Morro do Carmo vai se apresentar com cerca de 500 componentes com abadás, com 46 ritmistas, rainha de bateria e alas fantasiadas. O bloco vai desfilar pelas ruas do Circuito Único criado pela Abcar, com a concentração marcada para a Praça General Osório, na Rua do Comércio e terminando o seu carnaval na Avenida Júlio Maria, próximo ao Barracão do Samba, no cais de Santa Luzia. Seu desfile está marcado para segunda-feira de carnaval, dia 7 de março, as oito e meia da noite.

Não dá para falar do bloco Uns e Outros de Ladeira Abaixo e não lembrar de figuras importantes na história da agremiação como o seu Benedito Jorge, o Dito, Pedro César da Silva, o Duska, Jorge Correa, o Precheca e Sérgio Pereira, que juntos com o atual presidente Edilson, fundaram o bloco do Morro do Carmo. Nesta trajetória vitoriosa do Uns e Outros, destaque para os seus primeiros compositores de samba, como Roberto Elias e Zé Foguinho, que hoje em dia estão lá no céu fazendo suas batucadas.

Nenhum comentário: