terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Blocos voltam a se reunir nesta quarta para planejar atividades do “Quinta do Samba” e “Barracão do Samba”


Prefeitura aprova a realização dos dois eventos no pré-carnaval promovidos em parceria
pela Abcar, Cultuar e TurisAngra. Estrutura será montada na Praça do Porto e no cais de Santa Luzia

A Abcar – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis – volta a se reunir com os dirigentes dos blocos associados nesta quarta-feira, 19, às 19:30h, na sede do Ateneu Angrense de Letras e Artes, tendo como principal tema de discussão todo o planejamento do desfile das agremiações e dos dois novos eventos que entrarão no calendário do pré-carnaval, após a aprovação do prefeito Tuca Jordão. Nos dias 3, 10 e 17 de fevereiro acontece o evento “Quinta do Samba”, na Praça do Porto, de 19h à meia noite, numa iniciativa da Cultuar, onde as agremiacoes farão seus ensaios, já dando um clima de carnaval a cidade. No local, será montada uma estrutura com palco, tenda, som, iluminação e barraquinhas, e nelas os blocos poderão explorar comercialmente a venda de bebidas e comida e ter a oportunidade de arrecadar mais dinheiro para investir no seu carnaval.
A outra novidade é o “Barracão do Samba”, um antigo projeto da Abcar e que terá o apoio da Prefeitura, por meio da TurisAngra. O evento acontecerá uma semana antes do carnaval, de 24 a 27 de fevereiro, de quinta a domingo, das 20h a meia noite, mesmo no domingo, com idéia de se começar mais cedo, por volta das 18h. O “Barracão do Samba” vai acontecer no cais de Santa Luzia, onde será montada uma estrutura com tenda, palco, som, iluminação e também barraquinhas para os blocos explorarem comercialmente. As atrações serão as próprias agremiacoes, que estarão realizando seus últimos ensaios antes do carnaval.
O encontro também servirá para que a entidade feche em definitivo toda a programação de desfile no centro da cidade e nos bairros. A Prefeitura de Angra também aprovou a iniciativa da Abcar do “Circuito Único”, por onde a maioria dos blocos passará. As agremiações continuarão saindo de suas comunidades, mantendo as suas concentrações e percursos tradicionais. As ruas do circuito serão: Rua do Comércio a partir da Praça General Osório, Rua Pereira Peixoto (ao lado da Igreja Matriz), Coronel Carvalho, Raul Pompéia e Júlio Maria. Esse trecho será decorado e iluminado e com a preocupação de aliviar a ocupação de muitos carros estacionados, que sempre dificultam a passagem dos blocos. Outra solicitação da Abcar é quanto à poda de árvores e esticar fios soltos neste percurso.
Outra decisão importante e que já vinha sendo alertada pela Abcar aos seus associados há pelo menos dois anos, é o recebimento da ajuda financeira da Prefeitura de Angra aos blocos. Somente as agremiações que são pessoas jurídicas, que possuam CNPJ, receberão verba da Prefeitura. Bloco que é pessoa física não receberá recurso.

Nenhum comentário: