domingo, 23 de janeiro de 2011

Bloco do Reizinho vai contar a sua própria história de 41 anos no carnaval de Angra em 2011






O mais tradicional de todos os blocos da cidade promete mais uma vez arrastar milhares de foliões pelas ruas e entre eles as animadas e divertidas piranhas

Parece que foi ontem, mas já se vão 41 anos de muita animação e reinado no carnaval de Angra. Fundado em 10 de fevereiro de 1970, o Bloco Carnavalesco e Recreativo Reizinho promete mais uma vez empolgar e arrastar milhares de pessoas pelas ruas da cidade no início da noite de domingo de carnaval, dia 6 de março. Em 2011, o Bloco do Reizinho vai contar a sua própria história na avenida, relembrando o seu eterno Reizinho, Zé Augusto da Padaria, fundador da agremiação, e demais personagens que ocuparam esse posto nos últimos anos, como Vandi Queiroz, Tio Ivan, o seu filho Maurinho, Ralim Assad, Jorginho Cabeleireiro e Zélio Nascimento, e ainda recordar os antigos carnavais, passando pelas animadas concentrações do bloco no Condomínio do Carmo e na comunidade do Morro do Santo Antônio e a tradição de distribuir vinho para os foliões durante os seus desfiles.

O atual presidente, Cristiano de Carvalho, relembra com saudade da data de fundação do Bloco do Reizinho. "A nossa estréia no carnaval em Angra foi numa terça-feira de carnaval chuvosa, dia 10 de fevereiro de 1970, no mesmo dia que a tradicional Portela de Madureira desfilava na Marques de Sapucaí, com um belo carnaval contando as lendas e mistérios da Amazônia, conquistando o título no Rio de Janeiro. Enquanto a Portela empolgava os cariocas, o Reizinho estreava em Angra, entusiasmando os foliões da cidade", ressaltou Cristiano.

O símbolo do bloco é uma Coroa Real que vem logo no abra-alas do seu desfile. São 80 ritmistas, com direito a rainha da bateria, alegorias e adereços, o tradicional reizinho, rainha e princesas, sempre caracterizados com muita irreverência e simpatia, além do histórico carro de vinho que distribui anualmente mais de 1.000 litros da bebida para os milhares de foliões que são arrastados pela animação do bloco. Uma das principais características do Reizinho é ter muita gente fantasiada, pessoas do povão, famílias inteiras, que vão as ruas para pular o carnaval somente com o compromisso de extravasar sua alegria. E entre elas, as tradicionais e animadas piranhas, são figuras certas no bloco.

O Bloco do Reizinho vai desfilar no domingo de carnaval, 6 de março, e fará sua concentração na antiga Rua das Palmeiras, atual Moacir de Paulo Lobo, resgatando uma de suas tradições, de sair de perto da comunidade do Santo Antônio, com início da apresentação prevista para às 19h. A agremiação vai escolher seu samba-enredo no dia 5 de fevereiro, possivelmente na quadra do Ceav, e na ocasião a diretoria vai definir o nome da rainha de bateria, e quais os "marmanjos" se caracterizarão de princesas e rainha como manda a tradição do bloco. O Reizinho já está definido e será Benedito José de Lima, o Tomate, figura bastante conhecida na comunidade.

Nenhum comentário: