O Bloco do Encruzo, a mais recente agremiação a se filiar a Abcar, após a saída do Bloco do Corujão, promete fazer bonito no desfile de 2011 e animar as ruas da Enseada arrastando centenas de foliões. Será o seu segundo ano de apresentação no carnaval do bairro, porém a diretoria considera que em 2009 foi apenas um esquenta, que serviu para ao longo de 2010, fortalecer a estrutura da agremiação, possibilitando uma coesão maior dos moradores e a conscientização de que o Encruzo precisava de um bloco forte e representativo. E foi justamente isso que acabou acontecendo, o planejado virou uma realidade. O bloco vai desfilar na terça-feira de carnaval, dia 8 de março, e a concentração está marcada para o campo de futebol do Encruzo da Enseada, iniciando sua apresentação por volta das 22 horas.
Esse será o primeiro desfile oficial do Bloco do Encruzo no calendário da Abcar e também nas mentes e desejos de sucesso de seus moradores. A agremiação nasce forte, e tem como data de fundação o dia 6 de janeiro de 2011, com o nome de Associação Recreativa, Cultural e Carnavalesca Bloco do Encruzo de Angra dos Reis, com a sigla de Abear. Recentemente a diretoria fez um investimento pesado e adquiriu 50 novas peças de bateria, somadas as 10 que já tinha como patrimônio, chega a 60 instrumentos, e deixa sob a batuta do mestre Lecão, a responsabilidade para conduzir o ritmo do bloco.
A perspectiva é que o bloco venha a desfilar com cerca de 500 componentes com abadás. O enredo escolhido para a estréia oficial tem tudo a ver com o bairro, pois uma das principais figuras da comunidade, Seu Tiãozão, será o homenageado pelo muito que tem feito pelo futebol amador da região. Aliás, o Encruzo sempre teve muita identificação com o futebol e nesta história o Seu Tiãozão tá junto e misturado com a comunidade. Ele foi o fundador de quatro times de futebol do bairro, começando com o XV de Novembro, passando pelo Vila Nova, Estrela Branca, que hoje representa o bairro do Belém, e finalmente a junção de tudo, o União Futebol Clube, um dos mais tradicionais times do futebol de praia e de campo da cidade.
Seu Tiãozão congrega, une as pessoas, tendo como ferramenta de estimulo o esporte, através do futebol e é sem dúvida uma pessoa bastante representativa do bairro e muito querido pelos moradores. Será sem dúvida uma justa homenagem e todos estão felizes com essa lembrança. Temos a certeza que estamos começando nossa trajetória de bloco na cidade com um enredo digno e muito ligado as raízes da comunidade do Encruzo. O samba-enredo já está pronto, tendo como compositor Wellington Coração, e a rainha da bateria será escolhida no dia 12 de fevereiro, no local conhecido como Servidão José Cavalcanti, em frente ao bar do Nelícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário