segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Chamego Unido vai resgatar às origens da Vila Cunhambebe

Apesar de estar partido para o seu terceiro carnaval na comunidade, o bloco Chamego Unido do Frade vem demonstrando em suas apresentações que veio para ficar marcado como uma agremiação que cada vez mais cativa novos admiradores e foliões. Essa simpatia popular, provavelmente, tem sido estimulada pela organização do bloco e o capricho com que as suas alas se apresentam, sempre com belas fantasias e integrantes que intercalam várias faixas etárias, reunindo muitas crianças, jovens e pessoas da terceira idade, sempre muito animados.
Com a proposta de resgatar uma história importante ligada ao bairro do Frade, a direção da agremiação resolveu buscar no passado fatos e características que marcaram a vida da antiga Vila Cunhambebe. O enredo vai exaltar principalmente os aspectos naturais, valorizando a fauna e a flora da região, e as suas tribos indígenas, que habitavam o Frade como muito mais força, pelo menos, há 60 anos.
A história será representada e contada por quatro alas que vão relembrar moradores da localidade, os caiçaras, pescadores da época, os índios e suas lideranças, como caciques, e ainda os caçadores do antigo caminho da pedra, que iam atrás das jaguatiricas, onças que habitavam frequentemente a região. As cores mais exploradas serão o amarelo e o preto, em fantasias e adereços representando cada personagem e capítulo desta história.
O bloco Chamego Unido vai desfilar pelas ruas do Frade no dia 5 de março, sábado de carnaval, às 21h, e a concentração está marcada para no início da Rua São Sebastião. O samba-enredo já está pronto e ele foi feito tendo como base poemas de caiçaras da época. Alem dos componentes fantasiados representando o enredo, o bloco virá com 100 foliões com abadás e 30 integrantes na bateria. A presidente da agremiação, Sandra Aparecida, está empolgadíssima com as boas perspectivas do desfile do Chamego Unido no carnaval 2011. “Vamos mais um ano contar com a participação efetiva da comunidade e a nossa comissão de frente vai contar com uma ala só de pessoas da terceira idade que representarão fielmente os caiçaras. Vai ser muito bonita a nossa apresentação”, disse Sandra.

Nenhum comentário: