domingo, 23 de janeiro de 2011

Bloco da Carioca vai homenagear a trajetória vitoriosa da carnavalesca Cidinha Caldellas





Com o tema-enredo "Dona Cidinha: a Carioca exalta uma história de amor à vida e ao carnaval", a verde, vermelho e branco acredita num grande carnaval em 2011

O Bloco da Carioca terá como tema no carnaval 2011 "Dona Cidinha: a Carioca exalta uma história de amor à vida e ao carnaval", homenageando uma das principais personalidades do carnaval da cidade, Cidinha Caldellas, com uma trajetória vitoriosa, em especial tendo ao lado| à comunidade da Carioca e os inúmeros desfiles inesquecíveis e títulos conquistados. Filha tradicional de família angrense, tem cinco filhos e era casada com Orlando Caldellas, Juiz de Direito, já falecido, Dona Cidinha, como é mais conhecida, dedicou boa parte de sua vida a família e ao carnaval de Angra dos Reis e fez história.

O seu envolvimento com a comunidade da Carioca criou raízes com o início da amizade com o Seu Achê, já falecido, figura querida e com ele fundaram a primeira agremiação carnavalesca no bairro. A trajetória de Dona Cidinha no samba, se funde com sua personalidade forte, de mulher guerreira, pelo envolvimento desenfreado com as pessoas e a descoberta de uma paixão pelo carnaval, que em bem pouco tempo, passou a fazer parte de um bom período da sua vida. Mas precisamente nos anos 80 e inicio dos anos 90.

A dedicação a Carioca foi alimentando e fortalecendo o seu amor à comunidade e ao carnaval de Angra. Na seqüência desta trajetória, os títulos, as fantasias bem feitas, caprichadas e a autoconfiança em querer inovar, surpreender, a transformaram num ícone e numa referência no carnaval do município. Além da epopéia dos grandes carnavais da Escola de Samba Carioca, que já foi bloco, ela foi a responsável pela criação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Liberdade, grande campeã do carnaval angrense logo na sua estréia, porém de curta duração, até mesmo influenciada pela decadência dos desfiles das escolas de samba em Angra.

Hoje, Dona Cidinha, está adoentada e infelizmente não poderá sambar e nem mostrar todo o seu vigor e alegria que a identificavam em cada carnaval da Carioca e da Liberdade, porém se mostra entusiasmada e emocionada com a homenagem que a comunidade vai lhe prestar no carnaval 2011. A sinopse do enredo foi desenvolvida pelo jornalista Beto Carmona, a pedido da diretoria do Bloco da Carioca, e já está à disposição de possíveis candidatos a composição do samba-enredo que já tem data para ser escolhido. A música que a Carioca vai defender no carnaval deste ano será eleita no dia 12 de fevereiro, na própria comunidade.

O presidente da agremiação, Agnaldo Marques, conhecido como Naldinho, afirma que a homenagem foi um desejo da comunidade e que todos no bairro sabem e reconhecem, a importante participação de Dona Cidinha na história carnavalesca da Carioca. "Foi um enredo escolhido tendo total apoio da comunidade. Dona Cidinha é um nome muito querido entre os moradores e a sua história de vida está ligada diretamente a Carioca", disse Naldinho.

Nenhum comentário: