domingo, 29 de janeiro de 2012

Sujos de Lama vai homenagear no carnaval 2012 a história da Banda do Farias




O bloco Sujos de Lama, da comunidade do Morro do Carmo, vai voltar às suas origens e pretende desfilar no carnaval da cidade com foliões cobertos de lama, característica que sempre marcou a agremiação em suas apresentações e que nos últimos dois anos não foi vista na avenida. Esse é o desejo do seu presidente, João Márcio, e demais diretores do bloco, que avisam que vão buscar mais uma vez a lama nos mangues em Paraty.

Com oito anos de vida, a agremiação escolheu como tema para o carnaval deste ano “Sujos de Lama na alegria com a Banda do Farias”, numa homenagem a história de um tradicional grupo de músicos que sempre animou os blocos carnavalescos da cidade, e bailes populares, tendo no comando o Seu Farias. Nessa trajetória marcante na cultura de Angra, a Banda do Farias advém da Banda Jardim Sarmento, e que formou vários talentos para a música reunindo entre eles Jerônimo, Bira, Sebastião Pereira, Parafuso, Machado, Pituca e o próprio Farias.

Alguns deles aprender

am a tocar os instrumentos e o ofício da música, orientados por oficiais do Colégio Naval, e foi através deste aprendizado, que se deu inicio a formação de novos músicos para a cidade. Seu Farias era carpinteiro, e na época foi fazer um trabalho de manutenção das cadeiras escolares do Ceav (Colégio Estadual Arthur Vargas), e a oficina de carpintaria que funcionava dentro da escola, acabou virando ponto de encontro destes músicos e de alunos recém chegados, e que queriam aprender a tocar.

O Bloco Sujos de Lama vai desfilar em Angra na terça-feira de carnaval, dia 21 de fevereiro, às 19h, com concentração na Praça General Osório. A agremiação vai se apresentar com 300 componentes com abadás, 40 integrantes na bateria, tendo à frente dos ritmistas as passistas Lili e Tainá. Cinco intérpretes e dois músicos do cavaquinho vão dar o tom ao samba-enredo do bloco, e abrindo o desfile virá o estandarte da agremiação com a tradicional figura do caranguejo.

Nenhum comentário: