segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Blocos da Carioca e Uns e Outros de Ladeira Abaixo já têm seus sambas para o carnaval 2012












Sem chuva, público foi em peso ao Cais de Santa Luzia e sambou até a madrugada de domingo. Prefeito em exercício, Essiomar Gomes, prestigiou o evento e elogiou as iniciativas da Carioca e do Uns e Outros em homenagear o comércio local e a Vila Velha em seus enredos

A chuva deu uma trégua na noite de sábado, 28, e o evento de escolha e apresentação dos sambas-enredos dos Blocos da Carioca e Uns e Outros de Ladeira Abaixo levou um grande público ao Cais de Santa Luzia, na estrutura montada especialmente para abrigar os ensaios das agremiações carnavalescas da cidade. Quem foi ao local pôde sambar e se divertir até a uma hora da madrugada de domingo, sob o ritmo das baterias dos dois blocos ligadas às comunidades dos morros da Carioca e Carmo, que estavam em peso prestigiando o evento.
Com o enredo “Na Angra de um povo trabalhador, o comércio é emprego, é renda, é o pão nosso de cada dia”, sinopse desenvolvida pelo jornalista Beto Carmona, a Carioca escolheu seu samba, dos dois concorrentes, com o grande vencedor sendo o de autoria de Mário Luiz Ramos, que sob a análise dos jurados ficou com 193 pontos, contra 169 do outro samba concorrente, dos compositores China e Zé Abreu. Participaram do júri os compositores e intérpretes Silvio Negão e Neu, o radialista e especialista em língua portuguesa Antônio Clementino, a poetisa Ana Maris e a jornalista Regina Braz.
O prefeito em exercício, Essiomar Gomes, acompanhado de sua esposa Kelly e da filha menor Maria Eduarda, prestigiou o evento e elogiou as iniciativas da Carioca e do Uns e Outros em homenagear o comércio local e a Vila Velha em seus enredos. Essiomar gostou também de ver o cais lotado de pessoas já no clima do carnaval. Ele entregou o prêmio Convidado pelo presidente do Bloco da Carioca, George Fedrizzi, a subir ao palco e entregar o prêmio ao autor do samba vencedor, cumprimentou não só ao ganhador, Mário Luiz, como também os compositores China e Zé Abreu, que participarão da escolha.
A noite também foi de apresentação do samba do bloco Uns e Outros de Ladeira Abaixo, da comunidade do Morro do Carmo, música de autoria de Silvio Negão, Neu e Renato JP. O enredo da agremiação para o carnaval 2012 é “Vila Velha, onde tudo começou”, numa homenagem ao início do descobrimento de Angra, tema escolhido pelo presidente do bloco Edilson Gonçalves. Subiram ao palco para cantar o samba Silvio Negão e Neu, acompanhados de Renato JP no cavaquinho. A bateria do Uns e Outros deu o ritmo aos intérpretes, que ainda ganharam o reforço de Chiquinho da Fortaleza na hora de relembrarem sambas tradicionais das escolas de samba do Rio de Janeiro, fazendo a galera sambar e cantar até a madrugada de domingo.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Sururu Formado tem como temano carnaval 2012 a Sustentabilidade

Uma das agremiações que desfilam no pré-carnaval em Angra, na quinta-feira, o bloco Sururu Formado, escolheu com tema para 2012 a Sustentabilidade, e terá na arte de sua camisa (abadá) cores que representarão o enredo, com o intuito de cada vez mais conscientizar as pessoas sobre o importante processo da reciclagem. Preste a completar 11 anos de folia em Angra, a agremiação vai desfilar esse ano no dia 16 de fevereiro, às 20h, a concentração dos foliões está marcada para o final da Rua Moacyr de Paula Lobo, próximo ao conhecido bar do Pixé.

Seus dirigentes acreditam que o b

loco vai se apresentar com cerca de 500 pessoas vestidas com os abadás do tema deste ano, com muita animação sob o ritmo de músicas de axé comandadas por um DJ no carro de som. Mas desde o ano passado que o Sururu Formado inicia se

u desfile ao som de bateria e no decorrer da passagem do bloco pelas principais ruas do centro da cidade há a troca de estilo passando a animar os foliões com o axémusic. Essa estratégia deve se repetir no carnaval de 2012.

Ainda na concentração, dentro da tradição do Sururu Formado, o bloco também promove um esquenta com seus integrantes, no ritmo da bateria e regado a um churrasco, possibilitando uma confraternização ainda maior entre os foliões antes da largada para o desfile.

Conexão Bahia vai homenagear Ivete Sangalo no seu desfile em 2012




O bloco Conexão Bahia, uma das principais agremiações do estilo axemusic de Angra, pretende mais uma vez fazer uma grande festa nas ruas do centro da cidade com o seu desfile no carnaval 2012. O Conexão Bahia é um dos blocos que mais arrastam foliões e congrega um grande número de jovens que vai literalmente atrás do trio elétrico, com muita empolgação e alegria, e o que é melhor, sem brigas e com tudo na paz.

A agremiação comandada pelo DJ Zélio Nascimento vai desfilar na segunda-feira de carnaval, dia 20 de fevereiro, as 22:30h, e a concentração está marcada para a Praça General Osório. Uma das características do Conexão Bahia é estar a cada carnaval homenageando um ícone ou personalidade do segmento musical do axémusic e esse ano a direção do bloco escolheu a cantora Ivete Sangalo como tema par

a o desfile de 2012. A agremiação já homenageou em outros carnavais cantores e bandas como os de Cláudia Leite, Luís Caldas, Banda Eva, Cheiro de Amor e Filhos de Gandhi.

Os abadás são sempre uma atração a parte nos desfiles do Conexão Bahia, pela sua beleza e bom gosto na escolha de cores e de combinações de tons. O DJ Zélio Nascimento, presidente do bloco, relembra como fosse ontem, o acontecimento que originou a fundação da agremiação. O Conexão Bahia surgiu há 11 anos numa festa de aniversário do DJ e no primeiro ano de desfile, o que parecia que poderia ser uma brincadeira entre amigos, que saíram atrás de um carro particular pequeno com uma caixa de som, timidamente, se transformou num dos maiores e mais animados blocos de axemusic da cidade.

Pé na Jaca vai agitar os foliões nas ruas do Camorim

Desde 2006 que o bloco Pé na Jaca anima as principais ruas do bairro do Camorim. Filiado à Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis), a cada carnaval vem se firmando como uma das principais agremiações da cidade no estilo axémusic. Como se diz em Salvador, BA, “atrás do trio-elétrico só não vai quem já morreu”, o Pé na Jaca faz jus a esse chamamento em busca da alegria e animação no carnaval, e sempre arrasta uma gama imensa de foliões pelo bairro vestidos com seus abadás num entusiasmo que só termina quando o bloco encerra o seu desfile.

A agremiação vai desfilar no Camorim no domingo de carnaval, dia 19 de feverei

ro, às 18h, e a concentração dos foliões está marcada para a Rua Paz e Bem e o término da apresentação do Pé na Jaca sempre acontece na praia do bairro. Entre os seus diretores estão Tainá e Clauber, que afirmam que o bloco levará mais um

a vez muita animação as ruas do Camorim e que os abadás do carnaval 2012 serão ainda mais bonitos, e que darão um colorido todo especial ao desfile da agremiação. Uma das características do Pé na Jaca é ter ao longo do percurso de sua apresentação no bairro, centenas de pessoas aguardando nas esquinas e nos bares da comunidade a passagem do bloco, e muitos deles, não resistem, e vão atrás da folia engrossando ainda mais o volume de componentes.

Sujos de Lama vai homenagear no carnaval 2012 a história da Banda do Farias




O bloco Sujos de Lama, da comunidade do Morro do Carmo, vai voltar às suas origens e pretende desfilar no carnaval da cidade com foliões cobertos de lama, característica que sempre marcou a agremiação em suas apresentações e que nos últimos dois anos não foi vista na avenida. Esse é o desejo do seu presidente, João Márcio, e demais diretores do bloco, que avisam que vão buscar mais uma vez a lama nos mangues em Paraty.

Com oito anos de vida, a agremiação escolheu como tema para o carnaval deste ano “Sujos de Lama na alegria com a Banda do Farias”, numa homenagem a história de um tradicional grupo de músicos que sempre animou os blocos carnavalescos da cidade, e bailes populares, tendo no comando o Seu Farias. Nessa trajetória marcante na cultura de Angra, a Banda do Farias advém da Banda Jardim Sarmento, e que formou vários talentos para a música reunindo entre eles Jerônimo, Bira, Sebastião Pereira, Parafuso, Machado, Pituca e o próprio Farias.

Alguns deles aprender

am a tocar os instrumentos e o ofício da música, orientados por oficiais do Colégio Naval, e foi através deste aprendizado, que se deu inicio a formação de novos músicos para a cidade. Seu Farias era carpinteiro, e na época foi fazer um trabalho de manutenção das cadeiras escolares do Ceav (Colégio Estadual Arthur Vargas), e a oficina de carpintaria que funcionava dentro da escola, acabou virando ponto de encontro destes músicos e de alunos recém chegados, e que queriam aprender a tocar.

O Bloco Sujos de Lama vai desfilar em Angra na terça-feira de carnaval, dia 21 de fevereiro, às 19h, com concentração na Praça General Osório. A agremiação vai se apresentar com 300 componentes com abadás, 40 integrantes na bateria, tendo à frente dos ritmistas as passistas Lili e Tainá. Cinco intérpretes e dois músicos do cavaquinho vão dar o tom ao samba-enredo do bloco, e abrindo o desfile virá o estandarte da agremiação com a tradicional figura do caranguejo.

Vai Quem Quer está de volta ao carnaval de Monsuaba


Após se licenciar por um ano do desfile oficial da cidade, o bloco Vai Quem Quer retorna a folia de Angra no carnaval de 2012, e vai animar as principais ruas do bairro da Monsuaba com força total. Tendo, agora, à frente da agremiação um novo presidente, Leonardo Gonçalves Fontes, o bloco promete uma grande apresentação e conta com isso, com a participação efetiva da comunidade. A agremiação tem nas suas origens, moradores do morro do Vai Quem Quer, e entre os fundadores no ano de 2004, por tanto há oito anos, nomes como Sandro, Jackson, Marcelo e do próprio presidente atual Leonardo, ajudaram a criar o bloco.

O desfile oficial pelo bairro está marcado para acontecer no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro, às 16h, e a concentração dos foliões está marcada para a Av. Antônio Bertholdo Silva Jordão (ao lado do bar Fim de Noite) na principal praça de Monsuaba. Sob o ritmo do axémusic, o Vai Quem Quer vai animar cerca de 400 componentes com abadás e certamente arrastará mais outras centenas de foliões durante a sua apresentação.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Wellington Coração vence o samba do Bloco da Imprensa para o carnaval 2012

Agremiação escolheu seu samba no Cais de Santa Luzia na última sexta-feira. Bloco da Imprensa vai homenagear em seu desfile personalidades que construíram a história da folia em Angra

O Bloco da Imprensa já tem o seu samba-enredo definido para o carnaval 2012. O evento da escolha da música que irá contar a história do enredo na avenida aconteceu na última sexta-feira, 27, à noite, na estrutura do Cais de Santa Luzia, local onde está s


Além de Coração a defesa do samba foi feita por um grupo de músicos da cidade, como Wellington, Nilsinho, Dener, Francis, Juninho Folha e Fabiano,

que deram um verdadeiro show de ritmo e entrosamento no palco do Cais de Santa Luzia, acompanhados pelos quase 40 ritmistas do Bloco da Imprensa sob o comando dos mestres Paulinho e João Paulo. Com o enredo “Eles são deuses, são bambas! A Imprensa exalta os balu

artes do samba”, a música vencedora empolgou à galera e tem tudo para embalar com entusiasmo o desfile da agremiação no dia 17 de fevereiro, sexta-feira de carnaval. O outro samba concorrente da noite foi de autoria de Maurício Macuco.endo realiz

ado a Quinta do Samba. Totalizando 193 pontos o samba vencedor e escolhido para ser cantado no desfile do Bloco da Imprensa no carnaval 2012 é de autoria de Wellington Coração, ele que já é um dos intérpretes da agremiação.

Dentro do samba, há inclusões de d

uas “paradinhas” criadas pelos músicos e compositor da música, que poderão ser bem exploradas pelos ritmistas comandados pelo Mestre Lecão, que inclusive é sobrinho de um dos homenageados, Mestre Dentinho, que foi seu grande incentivador e professor. São paradinhas que vão simular até a batida de um coração, e que serão ensaiadas sistematicamente pelos ritmistas do Bloco da Imprensa até o dia do desfile. O júri que escolheu o samba vencedor foi formado pelos compositores e intérpretes Silvio Negão e Chiquin

ho da Fortaleza, pelo radialista e especialista em língua portuguesa Antônio Clementino, pela poetisa Ana Maris e pelo presidente do Bloco da Carioca George Fedrizze.

O samba vencedor, mesmo sendo uma música curta, com dois refrões, explorar bem o enredo citando praticamente todos os nomes dos homenageados do bloco como Luizinho Cabeleireiro, destaque dos carros alegóricos das escolas de samba, os carnavalescos Hildebrando Heleno e Didico, o folião Zé Augusto “O Reizinho”, os mestre de bateria Taíca e Dentinho, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Lídia e Tancredo da Carioca, e os compositores Mané Pato e Zé Foguinho. Os bambas do samba foram todos contemplados na letra. O jovem casal de mestre-sala e por

ta-bandeira do Bloco da Imprensa, Pablo e Cenir, e a nova Rainha de Bateria da agremiação, Aline, se apresentaram durante a escolha do Samba. O Bloco da Imprensa agora tem como programação as apresentações nos dias 4 e 10 de fevereiro no Barracão do Samba, no Cais de Santa Luzia, e ensaios técnicos da bateria ainda a ser agendados.

Letra do Samba-Enredo

Bloco da Imprensa

Carnaval 2012

“Eles são deuses, são bambas! A Imprensa exalta os baluartes do samba”

Autor do Samba: Wellington Coração

Intérpretes: Chiquinho da Fortaleza, Wellington Coração, Marquinhos do Tatu, Ademir da Guia e Mica

Se é pra sambar, eu vou sambar

Se é pra viver ou reviver, Bis

Salve os deuses do samba

Me leva, Imprensa, que eu vou com você

Tem magia

Com Luizinho é luxo o meu carnaval

Vem Hildebrando e Didico

E a minha escola é campeã em alto astral (que que eu sou)

Eu sou folião e vou tomar um porre de vinho

Vou com Zé Augusto sambar

Domingo lá no bloco do Rezinho

Com Taíca e Dentinho a bateria a comandar

A paradinha faz meu coração pulsar

Vem Tancredo e Lídia num lindo bailar

Os artistas do samba já estão pra chegar

Mané Pato e Zé Foguinho Bis

Invadem a avenida

O show da imprensa já vai começar

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Unidos da Portelinha vai homenagear o comunicador Nilo Sérgio





O Bloco Carnavalesco Unidos da Portelinha, da comunidade do Morro da Caixa D'Água, vai para o seu segundo carnaval oficial pela Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis) prometendo mais um grande desfile. O enredo para 2012 vai homenagear a história de vida do comunicador Nilo Sérgio, radialista, que teve grande parte de sua trajetória profissional na Rádio Angra AM nas décadas de 80 e 90 e que até os dias de hoje tem um número significativo de fãs e ouvintes.

“Nilo Sérgio, tributo a um guerreiro” é o tema da Portelinha, que contará essa história baseada em suas fantasias, alegorias, abadas e alas, tendo à frente de sua apresentação o abre-alas com a figura de uma águia, seu símbolo, representado a identidade da agremiação. Como o nome já diz, seus fundadores são apaixonados pela Portela e as cores do bloco são também uma homenagem a escola de Madureira, azul e branco. .

A fundação do bloco teve origem no bar de um dos seus idealizadores, que também tem o nome de Portelinha, Amarildo, que junto com os amigos Carlinhos, Mica, Marquinho Bilé e Cabeção, deram o nome a agremiação, e é claro, em reuniões que não faltaram as cervejas, os petiscos e o bom bate-papo. A agremiação foi fundada oficialmente em 13 de março de 2009. O bloco Unidos da Portelinha vai desfilar no sábado de carnaval, dia 18 de fevereiro, às 16h, e a concentração está marcada para a Praça 6 de Janeiro.

Segundo os organizadores do bloco, a agremiação pretende desfilar com cerca de 300 foliões de abadás, 20 integrantes na bateria, o casal de mestre sala e porta bandeira será Toninho e Marlene, a rainha de bateria será Isis, o passista gay Luciano e na interpretação do samba-enredo Marquinhos do Tatu, Adeilson Souza e Silvio Negão.

Galera do Rock promete mais um carnaval animado no ritmo do axé


A mais tradicional das agremiações carnavalescas de Angra no estilo axémusic, o bloco da Galera do Rock, com 23 anos de folia, promete mais um ano de muita animação no carnaval da cidade. Criada em 1988, a Galera do Rock surgiu da idéia de um grupo de amigos que freqüentava as noites da Coronel Carnaval, que nas décadas de 80 e 90 era o ponto de encontro de jovens na cidade.

Além da diversão na coronel, esses amigos também costumavam ter encontros no Iate Clube Aquidabã, e daí João Willy, Caio, Rogério Bullé e Maíba resolveram fundar um bloco. E como eram chegados ao Rock in Roll, e o axé já começava a atravessar as fronteiras baianas, e cair no gosto dos jovens, o grupo criou a Galera do Rock para curtir o carnaval e fez a moçada ir atrás do trio elétrico pelas principais ruas do centro de Angra.

Além de ter o atrativo da super animação que caracteriza a agremiação, outro ponto forte da Galera do Rock é cativar os foliões pelas camisas (abadás) sempre muito coloridas, bem transadas, e que vivem despertando o interesse dos jovens. E no carnaval 2012 promete não ser diferente. Os irmãos Willy e Caio estão super empolgados e acreditam que a Galera do Rock vai mais uma vez dá um show de animação nas ruas de Angra, arrastando um grande número de foliões.

O bloco irá desfilar no carnaval da cidade na terça-feira de carnaval, dia 21 de fevereiro, às 22h, e a concentração está marcada para a Praça General Osório uma hora antes do início do desfile. As camisas poderão ser adquiridas antecipadamente no Pit Stop na Praia do Anil ou momentos antes do desfile da agremiação na concentração. A previsão é que sejam confeccionados 800 abadás do bloco.

Mocidade Unida do Tatu mais uma vez terá a força da comunidade




Um dos segredos para um desfile empolgante e nota 10 na avenida é quando a agremiação tem origens na comunidade, pois quando um bloco surge da iniciativa de seus moradores, do amor e dedicação das pessoas daquele bairro. E podemos dizer que é assim que funciona com o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Mocidade Unida do Tatu, da comunidade do Morro do Tatu, que há 17 anos zela para manter a sua identidade no samba e no carnaval da cidade.

Uma das forças do bloco está na sua bateria, que para 2012, com seus 50 ritmistas, promete mais um show de ritmo e sonoridade, empolgando os foliões do Tatu e populares que se integram durante o desfile do bloco. O bloco Mocidade Unida do Tatu foi fundado em 1995 e tem em Vanderlei Moreira e Jorge Luiz Pereira da Costa seus criadores. Atualmente o presidente da agremiação é Lucas Ricardo da Costa, que prevê mais um grande desfile do Tatu, com a perspectiva de que 300 foliões acompanhem o bloco com abadas, além de alas com muitas crianças com fantasias e passistas.

O bloco Mocidade Unida do Tatu tem o seu desfile oficial no carnaval de Angra marcado para a terça-feira, dia 21 de fevereiro, às 20:30h, com concentração marcada para uma hora antes do início do desfile na Praça General Osório, no centro da cidade. Um dos melhores carnavais apresentados pelo Tatu em Angra é lembrando pelo presidente Lucas como o de 1998, quando na ocasião a agremiação desfilou com um grande carro alegórico simbolizando um Tatu, símbolo do bloco, e que a bateria veio para a avenida com quase 100 componentes, além da participação maciça da comunidade. Marquinhos do Tatu, Serginho Teco e Chiquinho da Fortaleza serão os intérpretes do samba-enredo do bloco no carnaval 2012.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Unidos de Jacuecanga homenageará São Jorge Guerreiro

O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos de Jacuecanga vai homenagear no seu desfile no carnaval 2012 o santo mais popular do Brasil, São Jorge, mais conhecido como São Jorge Guerreiro. A agremiação vai exaltar ao longo do seu desfile a fé do povo, não somente ligada aos católicos, mas também a outras religiões como na identificação do sincretismo com Ogum, mas como um santo cercado de elementos representativos de luta do bem contra o mal.
No simbologismo, a lança, a capa vermelha e sua armadura de ferro, compõem a conhecida cena de enfrentamento do dragão sob as patas do cavalo branco. Hoje, São Jorge tem preces até em forma de música, ora louvando-o, ora pedindo-lhe graças. O bloco Unidos de Jacuecanga vai contar e cantar essa fé do povo em São Jorge, através de seu samba-enredo, suas fantasias, alegorias, abadas, representadas pelos seus 400 foliões, 40 componentes da bateria, passistas, porta estandarte, intérpretes e músicos.
A agremiação tem como presidente Roberto Botelho e o pavilhão do bloco tem como símbolo o Pássaro Jacu. Os intérpretes da Unidos de Jacuecanga são Silvio Negão, Carlos Botelho e Roberto Botelho. O bloco foi criado há sete anos, e tem como fundadores Enimar, Solange, Nair, Olimpo, Cláudia, Assis Botelho e Genesi, e a história diz que eles se reuniam aos sábados no Bar do Jorjão em uma grande feijoada para a arrecadação de fundos para comprar os instrumentos da bateria. Porém, a agremiação desfila oficialmente como bloco filiado à Abcar há três anos. A sua apresentação está marcada para segunda-feira de carnaval, dia 20 de fevereiro, às 20:30h, com concentração marcada para a Rua Conde Maurício de Nassau, próximo ao estaleiro Brasfels.

“Samba, suor e magia na noite de carnaval” é o enredo do Bloco Jardim Balneário em 2012

O Grêmio Recreativo Carnavalesco Jardim Balneário terá como enredo em 2012 “Samba, suor e magia na noite de carnaval”, numa alusão a alegria que toma conta dos foliões que vão as ruas brincarem o carnaval. Além disso, há o envolvimento sentimental do povo, que ama a batida do samba, sob o ritmo da bateria, num entusiasmo frenético, se transformando numa grande confraternização em busca do alto astral.
Neste cenário de festa, o enredo será representado por cerca de 300 foliões vestidos com abadás, passistas, a rainha da bateria Juliana Patrícia, os 30 ritmistas comandados pelo mestre Dé, e ainda os intérpretes Sorriso de Garatucaia, Souza e Claudinho, e os cavaquinistas Paulista e Marcelo. O Bloco Jardim Balneário foi fundado em 1986 e entre os seus fundadores, estão nomes representativos do mundo do samba, como o saudoso compositor Roberto Elias, autor de canções que embalaram muitas escolas de samba da cidade nos áureos tempos dos desfiles na Avenida Júlio Maria.
Entre outros nomes que também ajudaram a criar o bloco estão Aurélio Gabriel da Silva (Leco), Biito, Zé Pimenta e Vantuil. Por ser um morador do bairro, outro nome importante no processo de resgate do Jardim Balneário no carnaval da cidade é o mestre-sala Chidonga. Hoje quem comanda a agremiação é o presidente Adeilson de Souza, que conta com o apoio do seu companheiro inseparável Claudinho do Pagode, que são inclusive os autores do samba deste ano.
O símbolo do bloco representa a união de povos, numa miscigenação de raças, costumes, ressaltando a importância de rechaçar o racismo da sociedade. O Bloco Jardim Balneário vai desfilar no carnaval de Angra na segunda-feira de carnaval, dia 20 de fevereiro, com desfile programado para às 20h e a concentração marcada para a praça em frente ao Clube do Balneário.

Unidos da Porteira da Japuíba vai exaltar as mulheres de Angra no carnaval 2012


O Bloco Unidos da Porteira, da comunidade da Japuíba, vai para o seu quinto carnaval oficial pela Abcar, mas já promove à folia no bairro há quase uma década. A agremiação que tem uma águia como símbolo e o azul e o branco como cores do pavilhão, escolheu como tema para o carnaval 2012 “Mulheres de Angra”, numa homenagem a beleza, o charme e a garra das angrenses e pretende transformar o seu desfile num tributo as mulheres da terra.
Com 50 ritmistas na bateria, passistas, alas fantasiadas e cerca de 500 foliões de abadás, o Bloco Unidos da Porteira vai fazer o seu desfile oficial no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro, às 21h, com concentração marcada para início da Rua Itaperuna. O autor do samba da agremiação para esse ano é Saulo Roberto Siqueira, que também é presidente do bloco e que forma a dupla de intérpretes da Unidos da Porteira com Fabrício Bil. A Rainha de Bateria é Crisciane, tendo à frente da bateria no comando dos 50 ritmistas o mestre Zelito. No cavaquinho estarão os músicos Gigante e Leozinho.
Segundo às expectativas do presidente do Bloco, cerca de 2 mil pessoas devem acompanhar o desfile da Unidos da Porteira pelas principais ruas do bairro da Japuíba, tendo como trajeto as ruas Itaperuna, João Gregório Galindo, retorna próximo a subida do Morro das Velhas fazendo o trajeto ao contrário até encerrar o desfile na Praça da Porteira.

Uns e Outros de Ladeira Abaixo vai relembrar a Vila Velha até os dias atuais de Angra


Com o enredo “Vila Velha, onde tudo começou”, o Bloco Uns e Outros de Ladeira Abaixo, da comunidade do Morro do Carmo, pretende fazer um resgate na história de Angra, falando do início do descobrimento da cidade, chegando à localidade de Vila Velha e perpassando episódios no seu tema por épocas e capítulos históricos do desenvolvimento de Angra até os dias de hoje. O enredo vai falar da terra habitada por índios e escravos, que viviam da caça, da pesca e de uma pequena lavoura, da Angra colonizada pelos brancos, onde se fixaram no local conhecido como Vila Velha, a influência da Igreja Católica na formação do povoado até os dias de hoje, tendo a fé como uma aliada na construção da esperança na vida das pessoas.
A agremiação vai contar a história de Angra passando por diversos períodos e fases do desenvolvimento político e econômico do município, que sempre também foi muito rico em cultura e em manifestações artísticas, religiosas e folclóricas. O Uns e Outros de Ladeira Abaixo vai representar essa história em fantasias, alegorias, os tradicionais bonecos gigantes, abadás e no seu samba-enredo. O bloco desfila na segunda-feira de carnaval, dia 20 de fevereiro, às 20:30h, com concentração marcada para a Praça General Osório, tendo à frente do comando de 40 ritmistas o mestre Renatinho JP e como intérprete oficial da agremiação Giovane de Moraes. O presidente do bloco, Edmilson Gonçalves, está esperançoso de colocar nas ruas do centro de Angra mais um belo carnaval do Uns e Outros de Ladeira Abaixo que tem 18 anos de tradição na cidade.

Bloco dos Artistas vai promover um baile de carnaval nas ruas de Angra


O Bloco dos Artistas vai para o seu 12º carnaval em Angra dos Reis, e como todo ano, com a promessa de muitas fantasias coloridas e alegorias que nos levam aos belos e inesquecíveis carnavais do passado. Com o tema “Um Baile de Carnaval”, o presidente do Bloco dos Artistas, Luís Gustavo Valente, pretende promover nas ruas de Angra com a passagem da agremiação uma verdadeira folia como nos velhos tempos. Sob o ritmo e som das tradicionais marchinhas, a agremiação prevê muita alegria e criatividade dos foliões que sempre se fantasiam e dão um colorido todo especial a apresentação do bloco.
E é claro, que com essa tradição, e o elo com a cultura e o teatro desta trajetória da história, que o Bloco dos Artistas pretende colocar nas ruas do centro da cidade um verdadeiro baile de carnaval e dar um brilho ainda maior ao seu desfile. E entre os convidados desta folia, programada para o dia 15 de fevereiro, quarta-feira, no pré-carnaval angrense, às 10 da noite, não vão faltar os bonecos gigantes e muita gente animada. O tradicional concurso de fantasia é mais um estímulo aos foliões que são sempre criativos e capricham nas fantasias.
As surpresas do Bloco dos Artistas ficam mais uma vez por conta das alegorias e bonecos gigantes que são especialmente produzidas pelo presidente e organizador da agremiação, Luís Gustavo Valente, um dos melhores artistas plásticos da cidade, contando sempre com a colaboração de seu fiel escudeiro, o seu irmão, não menos talentoso, Felipe Valente, do Bloco Assombrosos do Cruzeiro. Além da participação de muitos populares, o bloco sempre se caracterizou por congregar artistas da cidade, de diversos segmentos culturais, ganhando mais força com a adesão de crianças, que a cada ano, fazem questão de participar dos concursos de fantasias infantis. Com uma banda de 15 músicos, o Bloco dos Artistas se apresenta no carnaval angrense valorizando o saudosismo das marchinhas, que continuam encantando a qualquer folião.

Marit’Samba vai falar das duas paixões da comunidade do Morro do Carmo: samba e futebol





Falar de folia e da comunidade do Morro do Carmo é a mesma coisa que falar de samba e das raízes que suas representações carnavalescas têm com a cidade. Com tanta história de personagens e agremiações ligadas ao carnaval e de bambas do samba, o bloco Marit’Samba é uma destas forças que contagiam foliões e deixam a certeza de que a comunidade do Morro do Carmo vai ser mais uma vez muito bem representada no carnaval de Angra.
E para lembrar um pouco desta história vitoriosa da comunidade sambista do Morro do Carmo, que o Marit’Samba vai contar em seu enredo, no carnaval 2012, a identidade do bairro que sempre foi associada ao esporte e ao samba. Com o tema “Samba e Futebol na Comunidade”, a agremiação vai explorar no seu desfile com fantasias e alegorias, essas duas paixões do bairro, que unem muitos moradores com o objetivo de lazer e de socialização.
Originário do time de futebol Marítimo, que disputa os campeonatos de futebol de praia no aterro do São Bento, o bloco Marit’Samba foi criado após uma das partidas disputadas pelo time, e tem nessa iniciativa nomes como o de Aderbal, Odair, João Carlos, Fábio e Rodrigo. O bloco Marit’Samba vai desfilar pelas ruas da cidade no dia 19 de fevereiro, domingo de carnaval, às 20h, com a concentração marcada não mais para a Rua Coronel Carvalho, rua ao lado do Posto Texaco, mas sim agora programada para a Praça General Osório.
Os foliões do Marit’Samba desfilarão pela Rua do Comério, Rua Pereira Peixoto, Coronel Carvalho e encerrarão a apresentação no Posto Texaco. Com cerca de 700 foliões vestidos com abadás e 30 componentes na bateria, comandados pelo mestre Lecão, o Presidente do Marit’Samba, Aderbal de Souza Oliveira, promete mais um grande carnaval em Angra dos Reis. O símbolo da agremiação do Morro do Carmo é um Cavalo Marinho. O casal de mestre sala e porta bandeira é Toninho e Dama.

Chamego Unido vai homenagear Dona Pombinha fundadora do bloco Império do Frade


Com a proposta sempre de resgatar uma história importante ligada ao bairro do Frade, à direção do Bloco Chamego Unido resolveu homenagear a presidente o bloco coirmão de comunidade, o Império do Frade, conhecida como Dona Pombinha, no seu enredo no carnaval 2012. O tema vai exaltar a importância da iniciativa da presidente da agremiação coirmã para a história da folia no bairro, e que foi através dela, que os moradores tiveram o espírito carnavalesco e de folião aguçado pelos grandes desfiles do Império do Frade. Sempre com alegorias e alas com fantasias bonitas, luxuosas e criativas.
Apesar de estar partido para o seu quarto carnaval na comunidade, o bloco Chamego Unido do Frade demonstrou em suas apresentações que veio para ficar marcado como uma agremiação que cada vez mais cativa novos admiradores e foliões. Essa simpatia popular, provavelmente, tem sido estimulada pela organização do bloco e o capricho com que as suas alas se apresentam, sempre com belas fantasias e integrantes que intercalam várias faixas etárias, reunindo muitas crianças, jovens e pessoas da terceira idade, sempre muito animados.
O bloco Chamego Unido vai desfilar pelas ruas do Frade no dia 18 de fevereiro, sábado de carnaval, às 21h, e a concentração está marcada para no início da Rua São Sebastião. Alem dos componentes fantasiados representando o enredo, o bloco virá com 100 foliões com abadás e 30 integrantes na bateria. A presidente da agremiação, Sandra Aparecida, está empolgadíssima com as boas perspectivas do desfile do Chamego Unido no carnaval 2012. “Vamos mais um ano contar com a participação efetiva da comunidade, distribuídas em alas representando fielmente o enredo em homenagem a Dona Pombinha e a história dela como fundadora do Império do Frade. Vai ser muito bonita a nossa apresentação”, disse Sandra.

Feliz Idade vai cantar Angra dos Reis no carnaval 2012


A Associação Carnavalesca e Recreativa Unidos da Feliz Idade, com nove anos de carnaval em Angra dos Reis, vai mais uma vez abrir a programação de desfiles dos blocos carnavalescos da cidade. A agremiação que foi fundada em homenagem a Herondina de Paula Souza, viúva do poeta, escritor e jornalista Brasil dos Reis, consegue reunir não só foliões da terceira idade, mas também tem a tradição de unir muitas crianças em torno de suas apresentações pelas principais ruas do centro da cidade.
O desfile do Feliz Idade está marcado para o dia 15 de fevereiro, numa quarta-feira, às 20h, abrindo o calendário da Abcar, com concentração marcada para a Rua São Bernardino de Sena, próximo ao Cruzeiro. Não fugindo à regra e às origens da família Brasil dos Reis, a agremiação sempre busca desenvolver enredos que tenham elos fortes com a cidade. Em 2012 o tema será “Feliz Idade canta Angra dos Reis”, onde o enredo vai explorar as belezas naturais de Angra, suas praias e ilhas e conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar à natureza.
Os autores do samba-enredo são Eleaci, Edinho Lima, Neu e Miguel, compositores que também serão intérpretes no desfile do Feliz Idade. O casal de mestre sala e porta bandeira será Toninho e Marlene do Santo Antônio, a rainha da bateria será a Salissa da comunidade da Carioca e o mestre de bateria o Cica, comandará cerca de 40 ritmistas. Além da tradicional ala das “meninas” da terceira idade, o bloco reunirá mais uma vez muitas crianças em sua apresentação, com alas de surfistas, índios, pescadores e de crianças brincando na praia. Haverá mais uma vez uma ala somente de baianas. A presidente do Bloco Feliz Idade é Conceição Brasil.

Bloco da Nega Maluca anima as ruas de Angra com muita irreverência e alegria




O bloco anima as ruas do centro da cidade no pré-carnaval com muitas caras, bocas e exagerados bumbuns, das caricatas mulheres e até de homens. As negas são abusadas, entusiasmadas e muito criativas, e em 2012, elas prometem muita animação ao som das tradicionais marchinhas de carnaval

Com 35 anos de tradição na folia de Angra, o Bloco da Nega Maluca é uma atração a parte no pré-carnaval na cidade. Sem sombra de dúvidas é uma das agremiações que mais arrastam foliões pelas ruas do centro da cidade, como os tradicionais e também populares blocos do Reizinho, Jaqueira e Imprensa. E a presidente da agremiação, Eliana de Souza Braz, promete mais um ano de muita alegria, irreverência e animação no dia 16 de fevereiro, numa quinta-feira, antes do início oficial do período carnavalesco.
As negas são abusadas, entusiasmadas e muito criativas ao longo das quase duas horas de desfile pelas principais ruas de Angra. Para 2012, a promessa é não ser diferente e como sempre, com muitas caras, bocas e exagerados bumbuns das caricatas mulheres e até de homens, que não resistem e entram também na folia, no ritmo das tradicionais marchinhas de carnaval. A concentração do bloco está marcada para a Praça do São Bento e a previsão de início de desfile pelas ruas do centro da cidade é de 22h. A banda, que anima os foliões, tem 11 componentes, e à frente do carro de som vem o bonecão da Nega Maluca como abre-alas da alegria.
O Bloco Carnavalesco Nega Maluca tem origem no bairro de São Bento e surgiu de encontros de amigos que se fantasiavam e promoviam batucadas, tendo alguns instrumentos de sopro, comuns em bandinhas, ditando a animação, porém tendo o seu ritmo reforçado por tampas de panelas. O bairro era conhecido como moradia de muitos músicos, sendo alguns da Banda do Colégio Naval. Desde os tempos do Bloco do São Bento, primeiro nome da agremiação, a diretoria mantém a tradição de alimentar os foliões de amigos com cachorro quente logo após os seus desfiles. O encontro serve para avaliar como foi a apresentação e reabastecer as energias, com direito a cervejinha gelada.
Pelo menos em seus seis primeiros anos, o Bloco do São Bento participava da folia angrense explorando a cada carnaval um tema diferente, onde a galera se fantasiava de acordo com o enredo escolhido. Um dos foliões mais entusiasmados da época era o saudoso cantor e ator, com um grande envolvimento com a cultura local, Alexandre Castilho, que faleceu no início da década de 80.
E é justamente neste personagem que a agremiação ganhou o nome definitivo de Bloco da Nega Maluca. Alexandre e os amigos escolhiam os temas para o Bloco do São Bento e entre alguns deles, um dos que mais despertou o interesse e animou os foliões, foi o enredo da Nega Maluca. O bloco já havia desfilado com temas como bruxas, mascarados, palhaços, viúva Porcina, da novela Rock Santeiro, e o da Nega Maluca foi um dos últimos na época. Com o falecimento do amigo, veio a homenagem e a definitiva identidade do bloco há pelo menos 29 anos, quando surgiu o nome definitivo do bloco.

Bloco da Jaqueira vai homenagear no carnaval 2012 o compositor Paulo Mattos






Agremiação da comunidade do morro da Caixa D'Água, que tem na figura irreverente de um pé de jaca como o seu símbolo no carnaval , promete muita animação

O Bloco da Jaqueira, com 17 anos de história no carnaval da cidade, é uma agremiação que costuma arrastar milhares de foliões pelas ruas do centro de Angra e tem na comunidade do morro da Caixa D'Água o seu maior trunfo. Os moradores chegam junto, arregaçam as mangas e com muita disposição ajudam a diretoria a colocar o bloco na avenida. Com a irreverente figura de um pé de jaca, a jaqueira é o abre-alas da agremiação, sendo o seu símbolo no carnaval. Como reza a tradição, o bloco distribui muitos favos de jaca, adoçando a boca dos foliões. O bloco vai desfilar no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro, com concentração marcada para a Praça 6 de Janeiro e início de desfile às 22 horas.
No carnaval de 2012, o Bloco da Jaqueira contará a história de vida do compositor Paulo Mattos, a sua trajetória na cultura da cidade e ainda como advogado, vereador e presidente da Cultuar. O Bloco da Jaqueira tem tradição em escolher enredos que remetem a homenagens a personalidades da cidade e da comunidade. A agremiação já homenageou Dona Alta da Padaria do Comércio, lembrou da história do eterno Reizinho, José Augusto, fez referência a Paulinho Pretinho, ex-jogador de futebol amador e ex-componente da bateria, que havia falecido e no ano passado fez homenagem ao medido Dr. Arthur Jordão, que também já foi vereador, e que faleceu em 2011.
Entre os fundadores da agremiação se destacam figuras como Vandi Queiroz e seu bigodão inconfundível, Aguinaldo Marques, Pedro do Carmo, Hermínio Moraes, Luzimar Tereza, Marco Aurélio Vargas, Hilton Rosa, Wanderson Costa e Sandra Costa, verdadeiros guerreiros pelo Bloco da Jaqueira. Atualmente, o presidente é José Fabiano Delgado. O Grêmio Carnavalesco, Cultural e Esportivo Bloco da Jaqueira terá no comando do ritmo dos 50 ritmistas o mestre de bateria Cica, tendo a companhia da rainha Jéssica Couto, cantando o samba do bloco os intérpretes Neu, Miguel, Charles e Miller. O casal de mestre-sala e porta bandeira será formado por Linguiça e Bruna.

Ki Merda é Essa vai contar a sua própria história no carnaval 2012






O nome pode soar estranho, mas de ruim o bloco não tem nada. É apenas uma expressão com tom de brincadeira, pois a agremiação é uma das mais tradicionais e animadas do carnaval da cidade. E é claro, que com um nome desse, não poderia faltar alegria e irreverência, sempre presentes em sambistas que preservam suas raízes e valorizam a cultura do carnaval.
Para o carnaval de 2012, o Ki Merda É Essa vai contar a sua própria história no desfile pelas ruas do centro da cidade. O bloco foi fundado em fevereiro de 1996, e tem como fundadores desta alegria nomes como Ricardo do Pandeiro, Isabel, Lindalva, Cida, Pedrinho do Bar Mar e Sol, Zé Dentista, Pindaré, Maurício e Sérgio Veríssimo. O atual presidente é José Carlos Veríssimo.
Com o tema “15 anos do Bloco Ki Merda É Essa”, a agremiação fará uma retrospectiva dos seus já 15 carnavais apresentados na cidade e para isso contará com a participação de aproximadamente 300 foliões com abadas, 50 integrantes na bateria, tendo os mestres Ambrósio e Dé à frente do comando do ritmo.
O bloco desfilará nas ruas de Angra no dia 18 de fevereiro, sábado de carnaval, às 22h, e manterá a tradição de reunir seus integrantes, simpatizantes e convidados para uma deliciosa dobradinha, à beira do Rio do Choro, e no pé do morro do Santo Antônio, no finalzinho da Rua Moacir de Paula Lobo, logo após o seu desfile, com o intuito de recuperar as energias.