sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Reunião da Abcar para planejamento do carnaval 2011 tem pouca presença de blocos



Encontro também serviu para ajustes administrativos como prestação de contas das agremiações, ausências em reuniões e avaliação do calendário de desfile para o próximo ano

A Abcar – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis – promoveu na noite de ontem, quarta-feira, 1º de setembro, na sede do Ateneu Angrense de Letras e Artes, uma reunião com os dirigentes das agremiações filiadas tendo como um dos temas da pauta do encontro o planejamento para o carnaval 2011, porém poucos representantes dos blocos marcaram presença. Dos 39 filiados, apenas 15 compareceram ao encontro, prejudicando bastante os debates e discussões dos assuntos programados para a reunião.
“Sem a participação dos dirigentes a gente não tem como contextualizar os debates, analisar as propostas coletivamente contando com a presença maciça das agremiações e deixamos de ter as contribuições importantes e necessárias para o planejamento que desejamos para o próximo carnaval. Fica muito difícil assim. Como que iremos apresentar a TurisAngra uma proposta de melhorias na infraestrutura para o carnaval de 2011, do que queremos, do que desejamos, sem que os dirigentes tenham conhecimento ou que dêem a sua contribuição ao conteúdo de nossas reivindicações? Carnaval se faz com planejamento e com antecedência. Está cada vez mais difícil trabalhar deste jeito”, desabafou Beto Carmona, presidente da Abcar.
Mesmo com poucos blocos presentes, a reunião aconteceu e os temas da pauta foram discutidos com quem estava no encontro. Além das propostas da diretoria em relação ao planejamento para a folia no ano que vem, a discussão incluiu também temas de ajustes administrativos junto aos blocos como prestação de contas, ausências em reuniões e avaliação do calendário de desfile para o próximo ano.
“Para o carnaval 2011 o calendário de desfile em Angra volta a ter sua força máxima, já que das 39 agremiações filiadas, 15 não participaram do desfile em 2010, devido às conseqüências das chuvas do inicio do ano, onde parte das comunidades envolvidas com os blocos foi afetada. Os intervalos de desfile de um bloco para o outro é uma das nossas preocupações. Precisaremos reprogramar a ordem de desfile das agremiacoes e os intervalos terão que ser aumentados. Eles deverão ter no mínimo duas horas de intervalos, principalmente pelo aspecto da estrutura de som e apoio dado pela Prefeitura Municipal, até mesmo na periferia, para os blocos dos bairros, pois tem muitas agremiações de comunidades que desfilam no mesmo dia em horários próximos e de bairros distantes”, afirmou Carmona.
Segundo ainda o presidente da Abcar, não haverá como planejar, por exemplo, o mesmo carro de som que venha atender num mesmo dia dois ou três blocos de comunidades distantes. “Sabemos dos limites financeiros e estruturais da Prefeitura de Angra em estar disponibilizando tantos carros de som, sem contar com a possibilidade de algum desses carros dar defeito ou ter algum problema. Sob esse aspecto, a Abcar e os blocos, terão que também usar do bom senso”, concluiu.
O encontro de ontem faz parte da agenda anual de reuniões acertada e divulgada junto às agremiações, que a cada final de carnaval recebem a programação completa da entidade até o carnaval do ano posterior.

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