quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Começam os cursos de adereços e percussão



Cursos são gratuitos, com apoio da Cultuar e da TurisAngra. Ainda há vagas

Começou neste sábado, dia 26, dois cursos oferecidos pela Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis (Abcar) voltados para a indústria do Carnaval. Os cursos são de aderecista e percussionista e foram trazidos pela Abcar em parceria com a Cidade do Samba e com o apoio da TurisAngra e Cultuar.
Os cursos são gratuitos e com duração de 200 horas-aula, em quatro meses, que incluem aulas práticas, teóricas e idas ao Rio para visitas à Cidade do Samba, Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), barracões de grandes escolas de samba e palestras com grandes carnavalescos e personalidades do Carnaval.
O objetivo dos cursos é capacitar a comunidade para o mercado de trabalho, mais especificamente para a indústria do carnaval, que está em crescimento. O local escolhido foi o convento São Bernardino de Sena que, para as aulas inaugurais, reuniu, além de alunos dos cursos, representantes de diversos blocos carnavalescos filiados à Abcar, da Cidade do Samba e da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras), que também tem parceria com o projeto. Também estavam presentes o presidente da Abcar, Beto Carmona, o vice-prefeito Essiomar Gomes, e representantes da TurisAngra e da Cultuar.
– Pretendemos dar qualidade ao Carnaval da cidade, e também buscar uma renovação, o que é fundamental – disse Beto Carmona.
Os cursos fazem parte de um projeto do Ministério do Trabalho e Emprego chamado Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Há um Planseq para vários setores, como turismo, construção civil, hotelaria etc. O Planseq Carnaval leva qualificação profissional na área a diversos municípios, oferecendo capacitadores, material didático, lanche, auxilio transporte, custeio de viagens, emissão de certificado etc.
O mestre de bateria do Bloco Malhação e do Bloco da Imprensa, Alex Almeida de Souza, o Lecão, e o artista plástico do Bloco dos Artistas e Bloco Assombrosos do Cruzeiro, Luís Gustavo Oliveira Valente, serão os instrutores das oficinas de percussão e adereços. Cada turma é formada com até 30 alunos. Foram 20 alunos inscritos na oficina de percussão e 28 na de adereços. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas com Conceição Brasil, na sede da TurisAngra ou pelo telefone (9992-0763), e também na Cultuar, com Fabrício Lopes. O telefone da recepção é 3365-6585.

Nenhum comentário: