quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Abcar fecha parceria com Cidade do Samba e promove oficinas de Percussão e Cenografia para o carnaval



A Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis) fechou uma parceria com a Cidade do Samba do Rio de Janeiro, através da AART-RJ (Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro) e Amebrás (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil), e promoverá o projeto Planseq Carnaval (Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que tem como objetivo capacitar e profissionalizar as pessoas que, direta ou indiretamente, trabalham com o carnaval.

O projeto prevê a realização de oficinas voltadas para a profissionalização no carnaval em diversas áreas. Ao todo, o programa terá a duração de 12 meses, sendo 10 meses de execução e dois meses para divulgação e implantação de infra-estrutura. As oficinas serão realizadas uma vez por semana, com duração de seis horas, por um período de dez meses. As aulas serão divididas em 120 horas de aulas práticas e 80 horas entre aulas teóricas e estágio.

As oficinas em Angra dos Reis serão inicialmente de percussão e cenografia, e devem começar no mês de maio. O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis) e da Cultuar (Fundação de Cultura de Angra dos Reis). As inscrições são gratuitas e já estão abertas para os integrantes dos blocos associados e comunidade em geral.

Para cada curso o limite é de 30 vagas, com as aulas sendo ministradas na parte interna e externa do convento São Bernardino de Sena, sempre aos sábados, com as oficinas de cenografia sendo promovidas de 9h às 12h e de percussão de 14h às 17h. Os dirigentes das agremiações filiadas a Abcar poderão fazer as inscrições com Conceição Brasil na sede da TurisAngra ou na próxima reunião da entidade programada para o dia 5 de maio, às 19:30h, na sala do Ateneu Angrense de Letras e Artes.

Como o programa prioriza a realização dos cursos tendo oficineiros locais, da comunidade, a Abcar indicou para ministrar as aulas de percussão o mestre de bateria do Bloco Malhação e do Bloco da Imprensa, Alex Almeida de Souza, Lecão, e para as de cenografia o artista plástico, Luis Gustavo Oliveira Valente, do Bloco dos Artistas e Bloco Assombrosos do Cruzeiro. Ambos experientes em suas áreas e que terão a oportunidade de aperfeiçoarem suas técnicas e talentos em capacitações que participarão na Cidade do Samba antes de ministrarem os cursos em Angra.

As contrapartidas da Abcar são a de divulgar o projeto aos associados e em suas respectivas comunidades para despertar o interesse do segmento, fazer as inscrições dos interessados nas oficinas oferecidas, disponibilizar o local dos cursos e que tenham mesas e cadeiras, água e banheiro limpo para realização das oficinas e providenciar espaços e/ou armário para guardar o material das oficinas.

Os realizadores do projeto entram com os instrutores, caso o núcleo não indique alguém da comunidade, e supervisores para realização das oficinas, bem como todo material necessário pertinente as aulas, inclusive Kit aluno e material de uso pessoal conforme a necessidade de cada oficina. Além disso, oferecem lanche para todos os participantes das oficinas e transporte para os alunos que comprovadamente residem longe do núcleo de aula.

O único pré-requisito para o candidato a aluno é ter, no mínimo, 16 anos de idade. Haverá núcleos instalados nos bairros das escolas de samba do Rio e também em 11 cidades do estado. Além de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Macaé, Maricá, Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo.

O programa como um todo prevê atividades voltadas para os trabalhos desenvolvidos nos barracão de uma escola de sambas como: construção de instrumentos, percussão, costura, chapelaria, cenografia, eletricista, ferreiro, iluminador, estampador, decorador, laminados, modelista de roupas, serralheiro, montador de acessórios (aderecista), pintor, armação de arames, bordadeira, escultor, gesseiro, maquiador artístico e sapateiro. O projeto inclui, também, uma comissão de carnavalescos que acompanhará a qualificação dos trabalhadores, no sentido de fornecer o perfil que o novo profissional deve possuir para atuar nos barracões das escolas.

Nenhum comentário: