domingo, 29 de agosto de 2010

Abcar se reúne com blocos nesta quarta-feira já para planejar o carnaval 2011


Encontro também servirá para ajustes administrativos como prestação de contas das agremiações, ausências em reuniões e avaliação do calendário de desfile para o próximo ano

A Abcar – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis – promove nesta quarta-feira, 1º de setembro, às 19h30min, na sede do Ateneu Angrense de Letras e Artes, ao lado do Teatro Municipal, uma reunião com os dirigentes das agremiações filiadas já visando o planejamento do carnaval 2011 e a discussão de temas de ajustes administrativos junto aos blocos como prestação de contas, ausências em reuniões e avaliação do calendário para o próximo ano.

O encontro faz parte da agenda anual de reuniões acertada e divulgada junto às agremiações, que a cada final de carnaval recebem a programação completa da entidade até a folia do ano posterior. Para o carnaval 2011 o calendário de desfile em Angra volta a ter sua força máxima, já que das 39 agremiações filiadas, 15 não participaram do desfile em 2010, devido às conseqüências das chuvas do inicio do ano, onde parte das comunidades envolvidas com os blocos foi afetada.

O calendário de desfile para o ano que vem é uma das preocupações da diretoria da Abcar, já que a programação ficou bastante apertada e com espaços curtos no intervalo entre um desfile e outro em relação às apresentações dos blocos no centro da cidade. “As únicas opções que temos são para desfiles na parte da tarde, já que à noite não há mais vagas. Blocos que se filiaram a Abcar no limite do prazo, julho de 2009, sendo eles recém fundados ou tradicionais, só encontrarão dias e horários de suas preferências se forem de bairros, mesmo assim se essa preferência no calendário não influir num dia e horário de uma agremiação de mesma comunidade já filiada a nossa entidade há mais tempo”, alertou Beto Carmona, presidente da Abcar.

Ele ainda completou afirmando que os intervalos de um desfile para outro precisam ser aumentados, que tenham no mínimo duas horas, principalmente pelo aspecto da estrutura de som e apoio dado pela Prefeitura Municipal, até mesmo na periferia, para os blocos dos bairros, pois tem muitas agremiações de comunidades que desfilam no mesmo dia em horários próximos e de bairros distantes. “Não dá para planejar, por exemplo, o mesmo carro de som que venha atender num mesmo dia dois ou três blocos de comunidades distantes. Mas sabemos também os limites financeiros e estruturais da Prefeitura de Angra em estar disponibilizando tantos carros de som, sem contar com a possibilidade de alguma desses carros darem defeito ou terem algum problema. Sob esse aspecto a Abcar e os blocos terão que também usar do bom senso”, afirmou Carmona.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Por falta de alunos Abcar extingue o curso de percussão



Oficinas de máscaras continuam e entidade abre inscrição para um novo curso.
Oferta agora é para aprender a fazer adereços de carnaval como chapéus, cabeças e esplendores

A Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis) não teve outra alternativa. Com a falta de interesse e a pouca freqüência dos inscritos no curso de percussão, a entidade suspendeu as oficinas que aconteciam aos sábados, na parte da tarde, no Convento São Bernardino de Sena. Em compensação, a associação fechou com a Cidade do Samba a realização de mais um curso, desta vez, voltado para adereços de carnaval como chapéus, cabeças e esplendores, diferentemente das oficinas que já vêm acontecendo há dois meses com o aprendizado na feitura de máscaras de papel marchê.
As inscrições para o novo curso já estão abertas e podem ser feitas com Conceição Brasil na TurisAngra ou pelo telefone (24) 9983-6209. As oficinas deverão ter início no dia 10 de setembro, às 18h, no Instituto Cultural e Esportivo Brasil dos Reis, na Rua São Bernardino de Sena, 640, Centro. As aulas serão realizadas de terça a sexta, das 18h às 21, dando uma nova opção dos alunos escolherem os dias do meio de semana que desejarem fazer o curso e em horário noturno.
Como não houve interesse dos blocos no curso de percussão, o presidente da Abcar, Beto Carmona, resolveu encaminhar os poucos alunos que vinham fazendo as oficinas orientadas pelo mestre Lecão, para o Bloco da Imprensa. “Daqui por diante esses alunos, cerca de 10, passam a ser responsabilidade do Bloco da Imprensa. O mestre Lecão vai continuar treinando-os e eles serão aproveitados pelo Bloco da Imprensa, que este ano pretende adquirir seus instrumentos e ter bateria própria no Carnaval 2011”, disse Carmona.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dirigentes de blocos caem no samba na Feijoada da Abcar no ritmo da bateria da Porto da Pedra





Além da escola de samba, grupo InspiraSamba animou a tarde de domingo no Ceav.

Festa exibiu vídeo que conta a história do carnaval angrense até a fundação

da Abcar e homenageou Honório Soares da Unidos do Santo Annio

O clima não poderia ter sido melhor. A Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis) conseguiu no evento de celebração de seus três anos de fundação reunir boa parte dos dirigentes dos blocos associados numa grande confraternização do mundo do samba da cidade. A festa aconteceu no último domingo, de agosto, no pátio do Ceav, e mais de 2000 pessoas caíram no samba no ritmo da bateria e das passistas da Escola de Samba Porto da Pedra, de São Gonçalo, e do grupo InspiraSamba, tendo como ingredientes ainda mais animadores a feijoada, a caipirinha e cerveja.

Além dos sambistas, o evento contou com a presença dos profissionais da imprensa da região e de algumas autoridades. O pátio do Ceav recebeu uma decoração especial com adereços de máscaras, bolas, lycras, banner, serpentinas, dando um ambiente totalmente de carnaval, o que deixou os presentes ainda mais animados com o cenário. A feijoada feita pelas cozinheiras Doroti e Roseli fez o maior sucesso. Por volta das 14:30h aconteceu a apresentação dos 15 integrantes da Porto da Pedra, entre passistas e ritmistas, sob o comando do mestre de bateria Thiago Diogo e o interprete Vandinho.

Os integrantes do grupo InspiraSamba que animaram as pessoas durante quase cinco horas executando sambas e pagodes dos mais variados estilos e gerações, contaram com a participação especial do cantor e compositor Edinho Lima, totalmente recuperado de um problema de saúde, e só deram paradas quando do seguimento da programação da festa. Outro que alegrou o mundo do samba com a sua presença foi o intérprete e compositor Neucir Judice, o Neu, também restabelecido após um probleminha de saúde há alguns meses.

A diretoria da Abcar fez uma homenagem a Honório Soares, ex-presidente da Escola de Samba Unidos do Santo Antonio, dando-lhe uma placa que agradecia o muito que ele havia contribuído com o carnaval da cidade ao longo da história. Houve também a exibição de um vídeo de um pouco mais de 10 minutos que resumiu a trajetória histórica do carnaval angrense ate chegar à fundação da Abcar.

Em seguida a diretoria da associação reuniu todos os representantes dos blocos presentes ao evento para cantar os parabéns em torno da mesa com o bolo de celebração dos três anos da Abcar. O evento terminou já no início da noite de domingo com gostinho de quero mais e solicitação dos sambistas para que a entidade promova mais encontros desta natureza ao longo do ano.

Grupo Inspira Samba agita a feijoada de aniversário da Abcar neste domingo


O sambista e eterno presidente da Escola de Samba da Unidos do Santo Antônio,

Honório Soares, será o grande homenageado pela entidade na festa de 3 anos de sua fundação

Ao som de muito samba e pagode, o grupo Inspira Samba dará o tom da animação que reinará na feijoada de celebração de 3 anos de fundação da Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis) no próximo domingo, 1º de agosto, no pátio do CEAV, na Rua Moacir Paula Lobo, a partir das 12h. Com o slogan “Com a Abcar, o carnaval de Angra deu Samba!!! dirigentes dos 39 blocos filiados a entidade e convidados do mundo do samba prometem celebrar como nunca as conquistas e melhorias implementadas pela Abcar no carnaval angrense.

Além dos “comes e bebes” e da roda de samba comandada pelo grupo Inspira Samba, os sambistas e convidados vão assistir um vídeo que conta um pouco da história do carnaval de Angra e a trajetória da Abcar desde a sua fundação. As pessoas também presenciarão a homenagem que a diretoria da Abcar prestará a uma das principais personalidades vivas do mundo do samba e do carnaval da cidade. O eterno presidente da Escola de Samba da Unidos do Santo Antônio, Honório Soares, que faz parte da história vitoriosa não só da sua agremiação, mas que muito contribuiu para os épicos momentos do carnaval de Angra.

Apesar de ser uma festa fechada aos convidados, a diretoria da entidade resolveu colocar a venda alguns ingressos com preços populares custando R$ 10,00 (com direito a três latas de cerveja), já que cada bloco ganhará dois convites de cortesia e pode ocorrer o interesse de levar outras pessoas da agremiação e amigos. O evento tem o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra e Cultuar.

Abcar promove evento de celebração de seus três anos de fundação com feijoada e roda de samba



A Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis) vai celebrar no melhor estilo o aniversário de três anos de sua fundação. A entidade realizará o evento “Com a Abcar, o carnaval de Angra deu Samba!!!” no dia 1º de agosto, num domingo, no pátio do CEAV, na Rua Moacir Paula Lobo, a partir das 12h, regado a feijoada e uma roda de samba ao som do grupo “Inspira Samba” e alguns convidados.

O evento irá reunir todos os dirigentes dos blocos filiados a Abcar, algumas autoridades, imprensa e convidados ilustres do mundo do samba da cidade. Por ser uma festa fechada, a diretoria da entidade irá colocar a venda alguns ingressos com preços populares custando R$ 10,00 (com direito a três latas de cerveja), já que cada bloco ganhará dois convites de cortesia e pode ocorrer o interesse de levar outras pessoas.

Segundo o presidente da Abcar, o jornalista Beto Carmona, “a entidade e o mundo do samba de Angra têm muito que comemorar. A fundação da Abcar foi um grande acerto e aos poucos o carnaval da cidade tem ganhado em organização, planejamento e preservação da identidade do melhor e mais empolgante carnaval de rua da região. Acabou o tempo em que os blocos tinham que correr atrás de uma ajuda financeira do poder público com o pires na mão. A Prefeitura acreditou na formação da entidade e viu que se tratava de um trabalho sério e promissor. Como diz a frase que criamos para enfatizar o evento de três anos de fundação da associação, com a Abcar, o carnaval de Angra deu Samba!!!”.

No evento, a Abcar irá fazer uma homenagem a uma das principais personalidades vivas do mundo do samba e do carnaval da cidade. O eterno presidente da Escola de Samba da Unidos do Santo Antônio, Honório Soares, que faz parte da história vitoriosa não só da sua agremiação, mas que muito contribuiu para os épicos momentos do carnaval de Angra.

Começam os cursos de adereços e percussão



Cursos são gratuitos, com apoio da Cultuar e da TurisAngra. Ainda há vagas

Começou neste sábado, dia 26, dois cursos oferecidos pela Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis (Abcar) voltados para a indústria do Carnaval. Os cursos são de aderecista e percussionista e foram trazidos pela Abcar em parceria com a Cidade do Samba e com o apoio da TurisAngra e Cultuar.
Os cursos são gratuitos e com duração de 200 horas-aula, em quatro meses, que incluem aulas práticas, teóricas e idas ao Rio para visitas à Cidade do Samba, Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), barracões de grandes escolas de samba e palestras com grandes carnavalescos e personalidades do Carnaval.
O objetivo dos cursos é capacitar a comunidade para o mercado de trabalho, mais especificamente para a indústria do carnaval, que está em crescimento. O local escolhido foi o convento São Bernardino de Sena que, para as aulas inaugurais, reuniu, além de alunos dos cursos, representantes de diversos blocos carnavalescos filiados à Abcar, da Cidade do Samba e da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras), que também tem parceria com o projeto. Também estavam presentes o presidente da Abcar, Beto Carmona, o vice-prefeito Essiomar Gomes, e representantes da TurisAngra e da Cultuar.
– Pretendemos dar qualidade ao Carnaval da cidade, e também buscar uma renovação, o que é fundamental – disse Beto Carmona.
Os cursos fazem parte de um projeto do Ministério do Trabalho e Emprego chamado Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Há um Planseq para vários setores, como turismo, construção civil, hotelaria etc. O Planseq Carnaval leva qualificação profissional na área a diversos municípios, oferecendo capacitadores, material didático, lanche, auxilio transporte, custeio de viagens, emissão de certificado etc.
O mestre de bateria do Bloco Malhação e do Bloco da Imprensa, Alex Almeida de Souza, o Lecão, e o artista plástico do Bloco dos Artistas e Bloco Assombrosos do Cruzeiro, Luís Gustavo Oliveira Valente, serão os instrutores das oficinas de percussão e adereços. Cada turma é formada com até 30 alunos. Foram 20 alunos inscritos na oficina de percussão e 28 na de adereços. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas com Conceição Brasil, na sede da TurisAngra ou pelo telefone (9992-0763), e também na Cultuar, com Fabrício Lopes. O telefone da recepção é 3365-6585.

Abcar fecha parceria com Cidade do Samba e promove oficinas de Percussão e Cenografia para o carnaval



A Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis) fechou uma parceria com a Cidade do Samba do Rio de Janeiro, através da AART-RJ (Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro) e Amebrás (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil), e promoverá o projeto Planseq Carnaval (Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que tem como objetivo capacitar e profissionalizar as pessoas que, direta ou indiretamente, trabalham com o carnaval.

O projeto prevê a realização de oficinas voltadas para a profissionalização no carnaval em diversas áreas. Ao todo, o programa terá a duração de 12 meses, sendo 10 meses de execução e dois meses para divulgação e implantação de infra-estrutura. As oficinas serão realizadas uma vez por semana, com duração de seis horas, por um período de dez meses. As aulas serão divididas em 120 horas de aulas práticas e 80 horas entre aulas teóricas e estágio.

As oficinas em Angra dos Reis serão inicialmente de percussão e cenografia, e devem começar no mês de maio. O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis) e da Cultuar (Fundação de Cultura de Angra dos Reis). As inscrições são gratuitas e já estão abertas para os integrantes dos blocos associados e comunidade em geral.

Para cada curso o limite é de 30 vagas, com as aulas sendo ministradas na parte interna e externa do convento São Bernardino de Sena, sempre aos sábados, com as oficinas de cenografia sendo promovidas de 9h às 12h e de percussão de 14h às 17h. Os dirigentes das agremiações filiadas a Abcar poderão fazer as inscrições com Conceição Brasil na sede da TurisAngra ou na próxima reunião da entidade programada para o dia 5 de maio, às 19:30h, na sala do Ateneu Angrense de Letras e Artes.

Como o programa prioriza a realização dos cursos tendo oficineiros locais, da comunidade, a Abcar indicou para ministrar as aulas de percussão o mestre de bateria do Bloco Malhação e do Bloco da Imprensa, Alex Almeida de Souza, Lecão, e para as de cenografia o artista plástico, Luis Gustavo Oliveira Valente, do Bloco dos Artistas e Bloco Assombrosos do Cruzeiro. Ambos experientes em suas áreas e que terão a oportunidade de aperfeiçoarem suas técnicas e talentos em capacitações que participarão na Cidade do Samba antes de ministrarem os cursos em Angra.

As contrapartidas da Abcar são a de divulgar o projeto aos associados e em suas respectivas comunidades para despertar o interesse do segmento, fazer as inscrições dos interessados nas oficinas oferecidas, disponibilizar o local dos cursos e que tenham mesas e cadeiras, água e banheiro limpo para realização das oficinas e providenciar espaços e/ou armário para guardar o material das oficinas.

Os realizadores do projeto entram com os instrutores, caso o núcleo não indique alguém da comunidade, e supervisores para realização das oficinas, bem como todo material necessário pertinente as aulas, inclusive Kit aluno e material de uso pessoal conforme a necessidade de cada oficina. Além disso, oferecem lanche para todos os participantes das oficinas e transporte para os alunos que comprovadamente residem longe do núcleo de aula.

O único pré-requisito para o candidato a aluno é ter, no mínimo, 16 anos de idade. Haverá núcleos instalados nos bairros das escolas de samba do Rio e também em 11 cidades do estado. Além de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Macaé, Maricá, Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo.

O programa como um todo prevê atividades voltadas para os trabalhos desenvolvidos nos barracão de uma escola de sambas como: construção de instrumentos, percussão, costura, chapelaria, cenografia, eletricista, ferreiro, iluminador, estampador, decorador, laminados, modelista de roupas, serralheiro, montador de acessórios (aderecista), pintor, armação de arames, bordadeira, escultor, gesseiro, maquiador artístico e sapateiro. O projeto inclui, também, uma comissão de carnavalescos que acompanhará a qualificação dos trabalhadores, no sentido de fornecer o perfil que o novo profissional deve possuir para atuar nos barracões das escolas.