Abcar faz reunião de avaliação do carnaval 2011 e dirigentes dos blocos manifestam satisfação com programação e parceria com Cultuar e TurisAngra. Atraso nos desfile das agremiações foi apontado como falha pelos próprios dirigentes
A Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis) promoveu na noite de ontem, quarta-feira, 16, no auditório da Casa de Cultura, a reunião de avaliação do carnaval 2011 com os dirigentes dos blocos que participaram da folia deste ano. Das 33 agremiações que colocaram seus blocos na rua, 22 marcaram presença ao encontro, e demonstraram ter ficado satisfeitas com a programação e a infraestrutura da festa deste ano.
Os dirigentes responderam um questionário aplicado pela diretoria da Abcar e apontaram os pontos positivos e negativos sob vários aspectos, desde as ofertas de sonorização, iluminação, decoração, apoio financeira repassado pela Prefeitura de Angra, até a programação da festa. Na avaliação dos dirigentes os eventos pré-carnavalescos, Quinta do Samba e Barracão do Samba, promovidos em parceria pela Abcar, Cultuar e TurisAngra, foram eleitos por unanimidade as grandes atrações e que as iniciativas devem ser repetidas para os próximos anos.
Dos 22 questionários respondidos, alguns tópicos avaliados ganharam mais peso, com elogios, e outros foram apontados e observados pela necessidade serem melhorados ou corrigidos. Metade dos dirigentes classificou de excelente a participação da Abcar na coordenação e direção das atividades onde estavam envolvidas as agremiações e a outra metade disse que a participação da entidade foi boa no carnaval.
O Circuito Único criado pela Abcar para que abrigasse o desfile da maioria dos blocos no centro da cidade, com intuito de ter uma infraestrutura adequada para a apresentação das agremiações foi aprovada por quase 90% dos dirigentes consultados, porém com críticas direcionadas principalmente a iluminação do circuito, que não agradou, e a quantidade de carros estacionados nas ruas, que dificultaram bastante a passagem dos blocos.
“A iluminação nas ruas deu uma melhorada, mas ainda não é o ideal, precisamos rever essa situação. Outra coisa sugerida pelos dirigentes é quanto à questão da sonorização. Os carros de som tiveram um desempenho bem melhor em relação há anos anteriores, mas os blocos fizeram a reivindicação de que fossem instalados nos postes, caixas de som, para que em todo o circuito fosse ouvido o samba cantado ou as músicas executadas pelas bandas de marchinha e DJs. Essa iniciativa deu certo há alguns anos, e vamos conversar com a Prefeitura para saber da possibilidade de se incluir esse desejo das agremiações para o próximo ano”, disse o jornalista Beto Carmona, presidente da Abcar.
A decoração de carnaval agradou a mais de 70% dos blocos, 90% deles ficaram muito satisfeitos com a instalação dos banheiros químicos no circuito, assim como a ajuda financeira dada pela poder público. Os pontos mais falhos no entender dos dirigentes foram a segurança, pois quase não se viu durante os desfiles das agremiações a presença da polícia militar, o comportamento dos homens contratados para fazer a coordenação, que exageram no trato com os dirigentes buscando constantemente apressar a apresentação das agremiações, e ainda a iluminação do Circuito Único.
Apesar das críticas, os dirigentes, na sua maioria, estavam conscientes de que houve realmente um exagerado atraso nas saídas dos blocos e entendem que as regras quanto a horário de desfile devem ser cumpridas e passiveis de punição. Porém, eles acreditam que o grande colaborador para os atrasos, em média 45 minutos, foi a chuva que castigou muito o desfile das agremiações. Entretanto, alguns blocos chegaram a atrasar o seu início de desfile em 1 hora e meia, que somado a sua apresentação, ultrapassaram o limite de duas horas, e sem o argumento da chuva. A diretoria da Abcar vai criar dentro do seu regimento interno, efeitos punitivos para possíveis atrasos dos blocos nos próximos carnavais, sem justificativas louváveis.
A diretoria da Abcar chegou a conclusão, após inúmeros apelos de populares, entre moradores e turistas, de que a agenda de desfile dos blocos precisa ser preenchida com apresentações de agremiações na parte da tarde, principalmente no domingo, segunda e terça-feira de carnaval. Tem muito bloco desfilando na parte da noite, a programação mais cedo está vazia, e todos estão ávidos pela folia na parte da tarde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário