quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Semana de Quinta do Samba com apresentação de seis blocos




Baterias se apresentam na Praça do Porto no dia 31 à noite e concursos de Rainha do Carnaval e Rainha Gay encerram programação do evento pré-carnavalesco em Angra

    A Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis), em parceria com a Prefeitura de Angra, por meio da Cultuar (Fundação Municipal de Cultura de Angra dos Reis), promove no dia 31, às 20h, a 2ª  e última edição da Quinta do Samba, evento pré-carnavalesco, com a apresentação das baterias dos blocos da cidade. Vão estar na Praça do Porto pela ordem de exibição os ritmistas do Acadêmicos do Caravela (Morro do Perez), Malhação da Fortaleza, Reizinho Mirim, Bloco da Imprensa, Bloco do Reizinho e Bloco da Carioca. Após o show das baterias, o promoter e colunista social Andrei Lara vai comandar os concursos da Rainha do Carnaval 2013 e Rainha Gay.
 
Acadêmicos do Caravela: O bloco tem origens na comunidade do Morro do Perez,  e em 2013 vai para o seu décimo primeiro carnaval em Angra dos Reis. O Caravela terá como tema central do seu desfile uma homenagem aos portuários da cidade, contando um pouco da história do porto de Angra, tão importante para o progresso e desenvolvimento da cidade. O vermelho e o branco são as cores do pavilhão do Acadêmicos do Caravela que irá desfilar no sábado de carnaval, dia 9 de fevereiro, às oito e meia da noite, pelas principais ruas do Centro da cidade e a concentração está marcada para a Praça General Osório. 
 
Os quase 60 integrantes na bateria irão ditar o tom para os seus quatro intérpretes, Chiquinho Mocidade, Carlinhos Simpatia, Guinho e Rodrigo, tendo à frente da bateria o mestre Nilton, e o garoto Dieguinho, de 13 anos, um dos mais jovens talentos como mestre de bateria em Angra dos Reis,
 
Malhação da Fortaleza: A agremiação da comunidade do Morro da Fortaleza virá para o carnaval 2013, exaltando em seu enredo um dos maiores ícones da história do carnaval de Angra, Vicente de Paula Delfino Neto, o popular Chidonga, que defendeu por muitos anos a agremiação como Mestre Sala e mais recentemente tendo dupla função no bloco, acumulando também a responsabilidade de presidente do Malhação. O tema do enredo é “Saudade, seu nome é Chidonga”. O desfile do bloco em 2013  será no dia 9 de fevereiro, sábado de carnaval, às 21:30h, com concentração marcada para às 21h, na Rua Coronel Carvalho, Posto Texaco, bem próximo a comunidade da Fortaleza. Os autores do samba deste ano são Silvio Negão, Chiquinho da Fortaleza e Neu. Os intérpretes da música que vai embalar o desfile do Malhação são Chiquinho da Forfaleza, Neu e Mica, tendo como músicos do cavaquinho Dé e Fabiano. O mestre de bateria é Lecão, cria da comunidade, e sobrinho de um dos mais brilhantes mestres de bateria da extinta escola de samba Unidos da Fortaleza, Dentinho. Pablo e Cenir formam o casal de mestre sala e porta bandeira da agremiação. O Bloco da Malhação tem 19 anos de tradição no carnaval da cidade.
 
Reizinho Mirim: Assim como o Reizinho Adulto, o bloco Mirim tem seus personagens, e o Reizinho Mirim será interpretado mais uma vez pelo garoto Gabriel Carvalho. A Rainha Mirim será Tauana, e ainda duas princesas completarão a corte, mas que ainda serão escolhidas. O enredo do bloco no carnaval 2013 vai ser explorado com muita diversão e alegria, já que o tema escolhido, “Chaves e sua turma”, contará um pouco da trajetória do seriado cômico da televisão mexicana e que faz o maior sucesso no Brasil. Os personagens serão lembrados no enredo como: Chaves (que se transforma num super herói atrapalhado Chapolin), Quico, Chiquinha, Seu Madruga, Dona Florinda, Senhor Barriga e Professor Girafales. A bateria é formada em boa parte por crianças, com um total de 50 ritmistas, tendo à frente o mestre Francis. O bloco desfila pelas ruas do centro da cidade no sábado de carnaval e este ano a programação prevê o seu desfile para o dia 9 de fevereiro, às 19h, com concentração marcada para a antiga Rua das Palmeiras, atual Moacir de Paula Lobo.
 
Bloco da Imprensa: O bloco é  uma das principais agremiações carnavalescas de Angra dos Reis, e assim como o Malhação, também irá homenagear o seu ex-mestre sala, Chidonga, que durante 10 anos defendeu com maestria o pavilhão da agremiação no carnaval da cidade. O tema enredo é “Ao Mestre (Sala) Chidonga com Carinho”. O jovem casal de mestre sala e porta bandeira, Pablo e Cenir, desfilará mais uma vez pela agremiação. Em 2013, o Bloco da Imprensa vai completar 19 anos de folia em Angra dos Reis. Fundado em 1994, o Bloco da Imprensa consegue reunir dezenas de jornalistas, radialistas, comunicadores, fotógrafos, repórteres, cinegrafistas, entre outros profissionais dos veículos de comunicação de Angra dos Reis e da região. O samba enredo para 2013 tem como autores Silvio Negão e Renatinho JP. Como intérpretes, Chiquinho da Fortaleza, Wellington Coração, Ademir da Guia e Mica. Dé e Rodrigo Paixão são os músicos do cavaquinho. Comandando cerca de 45 ritmistas, Mestre Lecão, que há 11 anos está à frente da batuta da bateria do Bloco da Imprensa. A Rainha de bateria será Angelly. A previsão é que cerca de 600 foliões desfilem pelo Bloco da Imprensa vestindo seus abadás. O  bloco vai desfilar no dia 8 de fevereiro, sexta-feira, às 10 e meia da noite, com concentração marcada para a Praça General Osório.
 

Bloco do Reizinho: O mais tradicional bloco carnavalesco de Angra dos Reis, o Reizinho, com 42 anos de folia na cidade, desenvolverá como tema em 2003 em seu desfile, os áureos tempos das noites de Angra nas décadas de 70 e 80, quando a juventude tinha como referência para a diversão os bares, boates e restaurantes do Centro da cidade, principalmente a Coronel Carvalho, que era o point do lazer, o ponto de encontro para angrenses e turistas. O Reizinho desfila pelas ruas do Centro de Angra no dia 10 de fevereiro, domingo de carnaval, às 19h, com concentração marcada para o final da Rua Moacyr de Paula Lobo, antiga Rua das Palmeiras. Os compositores do samba deste ano são Gustavo Tenório, Nilsinho Tenório e Denner Tenório e ainda Wellington do Pagode. Os intérpretes serão Gustavo, Wellington e Adriano Serafim, e no cavaquinho, o talento de Nilsinho Tenório. A bateria, com 70 ritmistas, será mais uma vez comandada pelo jovem mestre Francis, tendo como rainha a bela e charmosa Sabrina.
 
Bloco da Carioca: A agremiação representa uma das mais importantes raízes do samba da cidade, o Morro da Carioca. No enredo deste ano, a agremiação vai explorar as características comunitárias dos moradores do bairro, de pessoas sempre dispostas a ajudar e a ser solidária. O Bloco da Carioca vai exaltar muitas das iniciativas de seus moradores e lideranças que não só repercutiram positivamente ao bairro, como também histórias de pessoas que se destacaram na comunidade. O autor do samba deste ano é Marquinhos do Tatu. Com 50 ritmistas na bateria, o comando será mais uma vez do Mestre Dé. Á frente da bateria haverá no desfile deste ano a volta da Rainha Salissa. Um das características da agremiação é desfilar com muitas alas de crianças da comunidade. Na Carioca se ensina desde cedo gostar de samba e de carnaval. O Bloco da Carioca vai desfilar no carnaval de Angra na segunda-feira, dia 11 de fevereiro, às 21h, com concentração marcada para a Bica da Carioca. O presidente do Bloco da Carioca é George Fedrizzi. 

Nenhum comentário: