sábado, 12 de janeiro de 2013

Abcar e blocos apreensivos quanto ao carnaval em Angra se reúnem nesta quarta, dia 9



Preocupação dos dirigentes carnavalescos refere-se à indefinição da estrutura e de recursos que serão disponibilizados as agremiações. A expectativa é de já ter uma resposta da Cultuar nesta semana, pois falta um mês para a folia

    Diretores da Abcar – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis – e os dirigentes das agremiações carnavalescas filiadas à entidade não escondem a apreensão e ansiedade quanto a uma resposta da Cultuar (Fundação de Cultura de Angra dos Reis) em relação à estrutura e recursos que serão disponibilizados para o desfile dos 38 blocos no carnaval 2013. A preocupação maior se fundamenta pela proximidade da data da folia, que no calendário de apresentação das agremiações está programado para começar no dia 6 de fevereiro, ou seja, daqui a um mês, com término no dia 12. Os dirigentes esperam já ter um retorno da Cultuar nesta semana, de preferência que tenham algo de concreto, na reunião que terão no dia 9, próxima quarta-feira, às 19:30h, na sala de vídeo do Teatro Municipal.
  No mês passado, no dia 21, houve um encontro com Zequinha Miguel, presidente da Cultuar, que prometeu uma resposta para o início de janeiro. O calendário com a proposta da Abcar foi apresentada a equipe de transição do novo governo no mês de novembro, e apesar dos dirigentes já terem tido a informação de que o projeto apresentado não será aplicado integralmente, devido às dificuldades financeiras que o município atravessa, eles entendem que pelo menos o novo governo repita, pelo menos, a estrutura e a ajuda financeira dada as agremiações no ano de 2012, para o desfile oficial dos blocos.No mês de dezembro, uma comissão de dirigentes, tendo à frente o vice-presidente da Abcar, Alexandre Reis (Bloco do Bonfim), o presidente do Conselho Administrativo da entidade Cristiano de Carvalho (Bloco do Reizinho), e os conselheiros Felipe Valente (Bloco Assombrosos do Cruzeiro), e Ênio Valverde (Bloco Caravela), participou de reuniões com o Conselho de Cultura de Angra e com o próprio Zequinha Miguel, e as conversas caminharam para a realização de um carnaval enxuto, econômico, mas que preservará a tradicional folia de rua, priorizando o desfile das agremiações no Centro e nos bairros.
O presidente da Abcar, o jornalista Beto Carmona, está afastado das negociações, pois não reside e nem trabalha mais em Angra, e tem orientado os dirigentes via e-mail e telefone. Ele não participará em 2013, da organização o carnaval da Abcar. Mas uma grande preocupação dos blocos é quanto a não realização de carnaval na Praia do Anil, pois a experiência em 2010, quando só houve desfile dos blocos, houve um grande transtorno na concentração de foliões somente no Centro da cidade, muitos deles advindos dos bairros, que normalmente vão para o carnaval da Praia do Anil, viram como única alternativa acompanhar as agremiações no Centro.
   Com essa concentração de pessoas, há foliões de diversas características, inclusive dos que gostam de funk em pleno carnaval, que estacionavam carros ao longo do percurso dos blocos, abrem o porta mala e ligam o som alto com músicas de funk, prejudicando a passagem e o desfile das agremiações, além de alguns mais exaltados, provocarem bastante confusão, com brigas e tumultos. Os dirigentes reclamaram, na época, que não tiveram a segurança necessária para evitar tais interferências nos desfiles de seus blocos, e por isso, temem que os mesmos episódios ocorram em 2013, com a não realização do carnaval na Praia do Anil. Os organizadores dos blocos querem debater esse tema com o presidente da Cultuar, Zequinha Miguel, e alertá-lo sobre essa possibilidade, que certamente prejudicará a apresentação das agremiações, caso não tenha a segurança necessária na passagem dos blocos durante o desfile no Centro de Angra.

Nenhum comentário: