sábado, 5 de fevereiro de 2011

Quinta do Samba estreia com sucesso na Praça do Porto

Evento transformou a Praça do Porto em um imenso ensaio de blocos carnavalescos atraindo moradores de diversos bairros e turistas. Cerca de 2 mil pessoas foram prestigiar o evento. Quinta que vem tem mais!
Surdos, pandeiros, tamborins, cuícas, cavaquinhos, caixas e repiques, de cinco blocos carnavalescos de Angra - Unidos da Porteira, Caravela, Sujos de Lama, Carioca, Feliz Idade e Jaqueira - imperaram na noite de quinta-feira, dia 3, na Praça do Porto, durante a estreia do projeto Quinta do Samba, uma iniciativa nota 10 da prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar) em parceria com a Associação de Blocos Carnavalescos (Abcar).
O evento, que nasceu para levar os ensaios do s blocos para a praça pública, agradou em cheio. Centenas de pessoas começaram a chegar na praça às 20h e só saíram depois da meia noite. População e turistas sambaram e se divertiram a valer. O presidente da Cultuar Paulo Mattos e o presidente da Abcar, Beto Carmona, participaram de toda no o evento e garantiram que nas próximas quintas-feiras, dias 10 e 17, o projeto vai ficar melhor ainda. “Se no primeiro dia do projeto, a festa ficou boa desta maneira, imagine nas semanas seguintes, quando estaremos mais próximos do carnaval”- comentou Paulo Mattos. O presidente da Abcar também ficou feliz com o resultado. “Já queríamos fazer esta parceria com a Cultuar, desde o ano passado, e agora conseguimos. O resultado está sendo melhor que esperávamos”, disse Beto.
Os blocos subiram ao palco com suas baterias, rainhas de bateria, intérpretes e presidentes, e durante quatro horas, o samba rolou afinadíssimo na praça. O Unidos da Porteira (Japuíba), com o mestre de bateria Zelito, rainha Cristiane, passista Periquito, presidente Saulo e ritmistas, foram os primeiros a se apresentar, exaltando a Japuíba e suas belezas. Em seguida, o Caravela (Peres) subiu ao palco, acompanhado pelo presidente Ênio Valverde. O bloco anunciou o enredo em homenagem ao Grupo de capoeira Abadá e deu um show a parte com o mestre Nilton e Diequinho ( mestre mirim ), comandando a bateria. O Sujos de Lama, com o presidente Robson de Oliveira também caprichou no recado com o mestre de bateria Renatinho e intérpretes Neu, Roni, Rose e Lúzia apresentando o enredo “Carnaval e Quadrilha Junina, uma questão de amor”.
Os três últimos blocos a esquentar a bateria foram o Carioca, Feliz Idade e Jaqueira. O tradicional bloco da Carioca se apresentou com o presidente Nau, rainha Salissa e a porta-bandeira Bruna. A bateria da Carioca, que impressiona pela batida forte, comandada por mestre Dé, cantou o samba em homenagem a uma de sua mais ilustres personagens do bloco, Dona Cidinha Caldellas, que foi uma das pessoas que mais se empenhou pela antiga Escola de Samba da Carioca Já o Feliz Idade e sua batalhadora presidente Conceição Brasil encantou a plateia com o samba falando sobre Folclore, lendas e magia, interpretado por Edinho Lima , ao som da bateria do mestre Cica. O último a subir ao palco foi o Jaqueira (Caixa D'Água) com o grande Vandi Queirós. Neu e Miguel puxaram o samba em homenagem ao pediatra Arthur Jordão Vargas, ao som da bateria do mestre Cica e cavaco de Rodrigo.
Na próxima quinta-feira, dia 10, tem mais. Os blocos que vão fazer a festa serão o dos Artistas, Assombrosos do Cruzeiro, Nega maluca, Galera do Rock e Conexão Bahia. No dia 17, os ensaios da Quinta do Samba se despedirá com os blocos Mocidade Unida da Paz, Encruzo, Uns e outros ladeira abaixo, Imprensa, Ki merda é essa e Reizinho.

Texto
Nádia Valverde - Cultuar

Nenhum comentário: