domingo, 17 de janeiro de 2010

Dirigentes da Abcar e TuriAngra visitam a Cidade do Samba no Rio


Entidade dos blocos e representantes da fundação foram conhecer de perto o projeto de capacitação profissional para o carnaval desenvolvido associação que tem apoio da Liesa

O presidente interino da Abcar - Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis - Alexandre Reis Bittencourt, e ainda Beto Carmona e Conceição Brasil, ambos representando a TuriAngra, estiveram na última terça-feira, 10, no complexo da Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, reunidos com dirigentes da Amebras - Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil, entidade que executa projetos de qualificação e inserção no mercado de trabalho do carnaval e que tem a parceria da Liesa – Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
Os dirigentes foram conhecer de perto a estrutura da Cidade do Samba e o trabalho desenvolvido pela Amebras. Na ocasião, a presidente da instituição, Célia Domingues, ex-diretora de projetos sociais da Mangueira, fez a apresentação do novo projeto que irá executar a partir de janeiro de 2010, com a realização de oficinas voltadas para a capacitação das pessoas envolvidas com o carnaval em Angra dos Reis e de outros municípios do estado.
As oficinas previstas no projeto são: Armação de arame, escultor, gesseiro, aderecista, pintor artístico, decorador, estampador, costureira, chapeleiro, construção de instrumento, ferreiro, bordadeira, cenógrafo, eletricista, iluminador, laminador, montador de acessórios, maquiador artístico, modelista e roupas, marceneiro, pintor, serralheiro, sapateiro e peruqueiro. Todas elas ligadas as atividades voltadas aos profissionais do carnaval, que também podem ser exercidas em períodos pós-carnaval.
Cada município deverá escolher de uma a quatro oficinas, tendo no mínimo, em cada oficina, 15 pessoas, e no máximo 30. Cada oficina terá duração de 200 horas aula, sendo 120 de aula teórica e 80 horas em estágio na Cidade do Samba. As aulas deverão acontecer somente aos sábados, o dia inteiro, com a Amebras oferecendo os instrutores, todo o material a ser usado nas oficinas, ajuda de deslocamento em transporte e alimentação e o município entraria somente com o local para a realização dos cursos. O projeto todo tem duração de 12 meses, sendo dois de preparação para o inicio das oficinas e 10 meses de aulas.
- A Abc ar está muito interessada em trazer esses cursos para Angra e darmos oportunidade para as pessoas envolvidas com os blocos, que já desenvolvem ou não trabalhos no carnaval da cidade, buscando aperfeiçoar as suas técnicas ou ensinar de fato as pessoas que ainda não tem essa especialização, disse o presidente interino, Alexandre Bittencourt.

Nenhum comentário: