domingo, 24 de janeiro de 2010

Carnaval 2010 valorizará blocos

Prefeito se reúne com filiados da Abcar e
decidem sobre programação carnavalesca

O prefeito Tuca Jordão convidou os integrantes da Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis – Abcar, para discutir a programação do Carnaval deste ano. O assunto é polêmico em função da posição de algumas lideranças pertencentes às comunidades atingidas pelas chuvas da virada do ano, de não quererem participar da festividade do Rei Momo. Em contrapartida, mais de 60% da Associação quer brincar pelas ruas da cidade e ainda pretendem organizar um pré-carnaval no mar, para compensar a não realização da Procissão Marítima do dia 1° de janeiro, data em que o município estava de luto pelas perdas ocorridas na passagem de ano.

Segundo o prefeito Tuca Jordão, o Carnaval vai acontecer normalmente nos bairros da cidade, com a estrutura oferecida pela Prefeitura anualmente. Em relação ao centro da cidade, o prefeito, com o aval dos participantes da reunião e em respeito às famílias que perderam seus parentes e bens com as chuvas, resolveu não instalar a passarela do samba e nem fazer evento na Praia do Anil, como tradicionalmente acontece. Em contrapartida, irá oferecer todo o apoio aos blocos que desejarem desfilar pelas ruas da cidade, como carro de som, seguranças, banheiros, entre outros, além de manter uma estrutura na Praça Zumbi dos Palmares (Praça do Mercado como é mais conhecida), para a realização de matinês para a criançada.

Em relação ao pré-carnaval no mar, o prefeito Tuca Jordão disse não se opor a realização, mas informou que não tem condições de realizar este evento. Todos os investimentos do governo estão paralisados e os esforços concentrados na reconstrução da cidade. Os organizadores dos barcos da Procissão Marítima que participaram da reunião apresentaram o projeto do pré-carnaval, que ficou em aproximadamente R$ 201 mil e foi encaminhado ao diretor-presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, também presente na reunião, para que o mesmo veja, dentro das possibilidades da fundação, uma forma de ajudar esses organizadores.

Logo após este encontro, o prefeito Tuca Jordão e o presidente da TurisAngra Marcus Veníssius saíram para outros compromissos e a diretoria da Abcar continuou em reunião com seus filiados para definir quais os blocos sairão no Carnaval. Ao final das discussões foi ratificado a decisão dos blocos de não desfilarem, com exceção do Acadêmicos do Caravela, do Morro do Peres, que voltou atrás atendendo os pedidos dos moradores do bairro favoráveis ao desfile. O restante manteve sua posição com as exceções do Afro Raggae e Império do Frade que irão se posicionar amanhã. Veja a seguir, quando e quais os blocos desfilarão:

Pré-Carnaval (de quarta a sexta-feira – 10, 11 e 12/02)

- Bloco Feliz Idade
- Bloco dos Artistas
- Bloco Sururu Formado
- Bloco Assombrosos do Cruzeiro
- Bloco da Imprensa


Sábado de Carnaval – 13/02:

- Bloco Acadêmicos do Caravela
- Bloco Malhação

Sábado de Carnaval nos bairros:

- Bloco Mocidade Unida da Paz (Belém)
- Bloco Mocidade do Marinas
- Bloco Chamego Unido (Frade)

Domingo – 14/02:

- Bloco da Jaqueira

Domingo nos bairros:

- Bloco Unidos do Bonfim
- Bloco Vai Quem Quer (Monsuaba)
- Bloco Alcóolatras de Plantão (Vila do Abraão)
- Bloco Pé na Jaca (Camorim)
- Bloco Unidos da Porteira (Japuíba)

Segunda-feira – 15/02:

- Bloco Minhocas Nativas
- Bloco Conexão Bahia

Segunda-feira nos bairros:

- Bloco Unidos de Jacuecanga

Terça-feira – 16/02:

- Bloco Galera do Rock
- Bloco Quarta Sem Lei

Terça-feira nos bairros:

- Bloco Galinhas de Garatucaia

Nenhum comentário: