Beto
Carmona faz última reunião como presidente na entidade e abre oficialmente o
processo da campanha eleitoral para a nova diretoria na Abcar. Pleito vai
acontecer no dia 3 de abril e por enquanto tem duas chapas concorrentes
inscritas
A atual diretoria da Abcar (Associação Recreativa
e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra
dos Reis) promoveu a última reunião ordinária com os dirigentes das agremiações
e abriu oficialmente o processo eleitoral para a disputa pela nova diretoria na
entidade. O encontro aconteceu na última quinta-feira, 28, à noite, na sala de
vídeo do Teatro Municipal, com o presidente Beto Carmona dando a largada para
as inscrições de chapas para a concorrência do pleito. Durante a reunião, o clima
foi de despedida dos membros da atual diretoria, com o jornalista Beto Carmona
detalhando as muitas conquistas da associação durante o período de sua gestão -
quase seis anos, em três mandatos, sendo reeleito duas vezes por aclamação - e
com muitos agradecimentos aos dirigentes pelo apoio a sua administração.
Por enquanto, duas chapas foram inscritas para a concorrência do pleito
que irá acontecer no dia 3 de abril, às 19h30, na sala de vídeo do Teatro
Municipal, cujo prazo para novas inscrições de chapas vai até o dia 15 de março.
O processo eleitoral aponta para a disputa entre as
candidaturas da chapa de João Willy, do Bloco Galera do Rock, (Presidente) e
Cristiano de Carvalho, do Bloco do Reizinho, (vice-presidente) e da Chapa de
Zélio Nascimento, do Bloco Conexão Bahia, (Presidente) e Fabiano Pereira, do
Bloco Ki Merda é Essa, (vice-presidente). 38 blocos filiados à Abcar terão
direito a voto na eleição, sendo que a preferência será apontada por voto
secreto, com a declaração da chapa vencedora por maioria simples.
“Fico feliz em saber que nos bastidores os
dirigentes se mobilizam para formar suas chapas e apostarem na concorrência de
seus candidatos. É assim que se faz democracia e tenho convicção que sairei da
Abcar com o sentimento do dever cumprido. A fase mais complicada de dar solidez
a entidade, principalmente na parte mais formal e burocrática, já passou, e
agora a nova diretoria que vai entrar tem desafios de fazer adequações pontuais
no estatuto e no regimento interno, e alçar vôos maiores para a
sustentabilidade da Abcar. De qualquer maneira, se for convocado, não me
furtarei em ajudar no que for preciso à nova diretoria”, disse Carmona,
ressaltando também sobre a importância da renovação da diretoria.
Segundo o jornalista, em 2007, ano em que
foi fundada a Abcar, os blocos viviam de pires na mão para receber algum tipo
de ajuda financeira da Prefeitura de Angra, que giravam em valores de R$ 3.000,00 a R$ 500,00, e
que já no primeiro carnaval organizado pela entidade, em 2008, a Abcar conseguiu
junto ao poder público um reajuste de 100%, passando de 3 mil reais para 6 mil
reais, e de blocos que recebiam uma ajuda de 500 reais ou nada para R$ 4.500,00.
“Isso demonstra o quanto foi importante unir forças das agremiações para a
criação da Abcar e o quanto a Prefeitura de Angra passou a respeitar e dar
credibilidade a entidade e aos blocos. Em 2007 o apoio era de 3 mil reais e
hoje, em 2013, são 9 mil reais, mais de 300% de reajuste numa inflação
acumulada nestes anos de 33%”, detalhou Beto Carmona, que ainda destaca a
melhora significativa em termos de infraestrutura para os desfiles das
agremiações.
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