Os dirigentes dos blocos filiados a Abcar – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis – terão um encontro com a diretoria da entidade na próxima quarta-feira, 4, às 19:30h, na sala de vídeo do Teatro Municipal, para uma reunião de avaliação do carnaval 2009. Entre os temas relacionados na pauta das discussões está, é claro, a “Passarela do Samba”, na Avenida Júlio Maria, já que esse foi o ponto que causou mais polêmica antes da folia.
Para o presidente da Abcar, o jornalista Beto Carmona, a avaliação do carnaval deste ano foi positiva e a passagem dos blocos pela passarela foi um sucesso, com as arquibancadas recebendo um grande número de espectadores.
“Apesar de o balanço ter sido bom, acreditamos que alguns ajustes devem ser feitos, como por exemplo, retornar com o desfile dos blocos em seus percursos tradicionais pelas ruas do centro da cidade e o término ser realizado na passarela do samba. Essa discussão iremos ter com os dirigentes das agremiações na reunião do dia 4, já que são eles que poderão fazer melhor essa avaliação e daí, em consenso, chegarmos a uma conclusão”, comentou Carmona.
A reunião também servirá para fazer uma avaliação da participação dos blocos que desfilaram em seus bairros de origem, analisando a estrutura oferecida pela Turisangra, no que deu certo e no que precisa ser corrigido para o próximo ano. Quanto às críticas recebidas em relação ao carnaval 2009, Beto Carmona ressalta que elas são naturais e são muito bem vindas, porém lembra que não é a Abcar quem organiza o carnaval na cidade.
“A Abcar cuida do calendário de desfile dos blocos associados à entidade e faz toda a negociação com a Turisangra como porta-voz das agremiações, visando uma melhor estrutura de desfile e melhores recursos financeiros para os blocos. As criticas foram poucas, pois a maioria da população aprovou a idéia da passarela do samba, mas elas serão sempre bem vindas, pois não somos os donos da verdade e tudo é decidido na Abcar em conjunto com os dirigentes das agremiações”.
Quanto a um possível retorno das escolas de samba, o presidente da Abcar disse que é favorável, porém a sua administração atualmente está voltada para os blocos, mas que não está descartada a possibilidade do retorno do desfile das escolas de samba e que a Abcar e ele estarão à disposição para colaborarem, caso haja mesmo o interesse das comunidades.
“Quem fala que eu sou contra o retorno das escolas de samba está totalmente equivocado e não tem memória, pois fui um dos maiores incentivadores na época em que as escolas desfilavam em Angra dos Reis. Só para refrescar a memória das pessoas, tive durante anos um programa de samba na rádio Angra AM, onde os dirigentes participavam continuamente divulgando seus carnavais e fui o locutor oficial da emissora nas transmissões dos desfiles das escolas de samba um bom tempo. Não queiram me tirar desta história do carnaval da cidade, pois não cola. Conheço muito o carnaval do município, e não foi só o sucesso de organização do Bloco da Imprensa que me levou a presidência da Abcar. Além, é claro, do meu passado em escolas de samba do Rio de Janeiro como presidente de Ala”, concluiu o jornalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário