Diretoria atual fará antes,
no dia 28, próxima quinta-feira, reunião com dirigentes para avaliação do
carnaval 2013 e abertura para inscrição de chapas concorrentes ao pleito
A atual
diretoria da Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos
Carnavalescos de Angra
dos Reis) confirmou para o dia 03 de abril de 2013 a data da eleição para
a nova diretoria da entidade para o biênio 2013/2015. Antes, porém, haverá uma
reunião com os dirigentes das agremiações para uma avaliação do carnaval 2013,
que vai acontecer no dia 28, na próxima quinta-feira, na sala de vídeo do
Teatro Municipal, às 19:30h. Na ocasião, a diretoria também disponibilizará as
fichas de inscrição de chapas concorrentes a eleição, que pelo estatuto tem
prazo, e vai até o dia 15 de março. Cada chapa concorrente deverá ser formada
por candidatos a presidente e a vice-presidente, e ainda por nove membros para
o Conselho Deliberativo, sendo que destes, três serão conselheiros fiscais e um
presidente do conselho. A chapa é apresentada completa.
O atual presidente, o jornalista Beto
Carmona, após três mandatos, seis anos à frente da Abcar, não será candidato a
reeleição e ressalta que já deu a sua contribuição à entidade e que é
importante a renovação da diretoria. “Fico feliz em saber que nos bastidores os
dirigentes se mobilizam para formar suas chapas e apostarem na concorrência de
seus candidatos. É assim que se faz democracia e tenho convicção que sairei da
Abcar com o sentimento do dever cumprido. A fase mais complicada de dar solidez
a entidade, principalmente na parte mais formal e burocrática, já passou, e
agora a nova diretoria que vai entrar tem desafios de fazer adequações pontuais
no estatuto e no regimento interno, e alçar vôos maiores para a
sustentabilidade da Abcar. De qualquer maneira, se for convocado, não me
furtarei em ajudar no que for preciso à nova diretoria”, disse Carmona.
Segundo o jornalista, em 2007, ano em que
foi fundada a Abcar, os blocos viviam de pires na mão para receber algum tipo
de ajuda financeira da Prefeitura de Angra, que giravam em valores de R$ 3.000,00 a R$ 500,00, e
que já no primeiro carnaval organizado pela entidade, em 2008, a Abcar conseguiu
junto ao poder público um reajuste de 100%, passando de 3 mil reais para 6 mil
reais, e de blocos que recebiam uma ajuda de 500 reais ou nada para R$ 5.500,00.
“Isso demonstra o quanto foi importante unir forças das agremiações para a
criação da Abcar e o quanto a Prefeitura de Angra passou a respeitar e dar
credibilidade a entidade e aos blocos. Em 2007 o apoio era de 3 mil reais e
hoje, em 2013, são 9 mil reais, mais de 300% de reajuste numa inflação
acumulada nestes anos de 33%”, detalhou Beto Carmona, que ainda destaca a
melhora significativa em termos de infraestrutura para os desfiles das
agremiações.
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