sábado, 10 de janeiro de 2009

Diretoria da ABCAR espera se reunir com o novo presidente da Turisangra antes do encontro com os blocos nesta quarta-feira

A diretoria da ABCAR – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis – encaminhou um ofício a Turisangra solicitando o agendamento de uma reunião com o novo presidente da fundação, Marcus Venissius Barbosa, além de também ter enviado a proposta detalhada das reivindicações das agremiações para o carnaval 2009. A expectativa dos dirigentes da ABCAR é que a Turisangra consiga marcar esse encontro antes da reunião que a diretoria da entidade terá com os blocos associados programada para o dia 14, nesta quarta-feira, na sala de vídeo do Teatro Municipal, às 19:30h.

A preocupação da entidade carnavalesca é quanto à aproximação do período de carnaval, menos de 40 dias, e que a negociação fique para cima da hora. “Não vejo problemas quanto à negociação e parceria com a Turisangra, tenho certeza que vai ser mais uma vez produtiva, mas a gente fica é apreensivo pela proximidade do carnaval. Estamos trabalhando internamente junto com os dirigentes dos blocos desde o ano passado, analisando principalmente a infra-estrutura disponibilizada em 2008 e é claro, que há sempre ajustes a serem feitos e novas idéias a ser apresentada a Prefeitura Municipal”, destacou o presidente da ABCAR, o jornalista Beto Carmona.

Um dos temas a ser discutido com a fundação de turismo será à manutenção para o carnaval 2009 do que foi conquistado pela entidade no carnaval de 2008, principalmente a ajuda financeira, que em relação a folias de outros anos, teve a verba para os blocos reajustada em 100%. “É inegável como o aumento desta ajuda financeira foi importante para as agremiações. Plasticamente falando, foi indiscutível o avanço que vimos na avenida no desfile de cada bloco em 2008. Os blocos investiram bastante em seus carnavais, e o que se viu foi uma melhor infra-estrutura e mais organização no carnaval de rua da cidade, frutos do investimento de cada agremiação e da boa parceria com a Turisangra”, concluiu Carmona.

Houve ascensão de blocos dentro dos critérios de avaliação da ABCAR

A experiência de se implementar um regulamento interno com critérios de avaliação e classificação dos blocos dentro do carnaval da cidade sob a ótica da ABCAR, deu certo. Os critérios que foram analisados, votados e aprovados pelos associados antes mesmo do carnaval de 2008, consta do estatuto da entidade e no seu regimento interno. Na prática, isso já funcionou na avaliação feita no ano passado no desfile de cada bloco, e alguns ascenderam dentro do quadro de classificação.

É claro, que aqueles que já estavam no chamado Grupo Especial não tiveram como ascender, total de 16, porém não desceram e dois subiram: Bloco dos Artistas e Conexão Bahia, passando agora a ter 18. Já no Grupo A, intermediário, que eram sete em 2008, para 2009 se manteve no mesmo patamar, pois dois blocos ascenderam para esse grupo: os blocos Vai Quem Quer da Monsuaba e Assombrosos do Cruzeiro, que fez um carnaval brilhante e que pela pontuação conquistada e por merecimento, pulou do grupo de iniciante (no mínimo dois anos de desfile sem receber alguma ajuda financeira), para o Grupo A, sem passar pelo Grupo em Ascensão.

No Grupo em ascensão que em 2008 era composto por três agremiações, foi acrescido de mais três blocos, passando a ter agora a composição de seis, porém com a ascensão do Vai Quem Quer, caiu para quatro, mas voltou a ter seis. Os que subiram de iniciante para o Grupo em Ascensão foram Balneário e Pé na Jaca do Camorim, e entraram na vaga do Vai Quem Quer e Assombrosos do Cruzeiro os bloco Alcoólatras de Plantão, da Vila do Abraão, e Reizinho Mirim, que se filiaram a ABCAR dentro do prazo previsto, e que têm uma longa história de folia no carnaval da cidade, portanto mais de dois anos de desfile. No Grupo Iniciantes que esse ano tinha cinco, passa a ter em 2009 apenas dois: Bloco Unidos da Porteira da Japuíba e Bloco Corujão, já que Balneário, Pé na Jaca e Assombrosos do Cruzeiro subiram. Ao todo são 33 blocos filiados à ABCAR, sendo que pelas regras do estatuto e regimento interno da entidade 31 receberão ajuda financeira.

CLASSIFICAÇÃO DOS BLOCOS

PONTUAÇÃO GERAL

GRUPO ESPECIAL

DE 175 A 100 PONTOS

GRUPO A

DE 99 A 80 PONTOS

GRUPO EM ASCENSÃO

MENOS DE 80 PONTOS

Como ficou a classificação dos blocos para 2009:

GRUPO ESPECIAL

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Bloco da Carioca

175 pontos

Bloco Império do Frade

168 pontos

Bloco da Imprensa

163 pontos

Bloco do Reizinho

151 pontos

Bloco da Malhação

145 pontos

Unidos Praia Vermelha

139 pontos

Uns e Outros de Ladeira Abaixo

137 pontos

Unidos do Caravela

137 pontos

Bloco da Jaqueira

130 pontos

Marit’ Samba

127 pontos

Nega Maluca

120 pontos

Sujos de Lama

119 pontos

Ki Merda É Essa

115 pontos

Bloco da Feliz Idade

115 pontos

Quarta Sem Lei

109 pontos

Unidos do Tatu

104 pontos

Conexão Bahia

103 pontos

Bloco dos Artistas

100 pontos

GRUPO A

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Assombrosos do Cruzeiro

97 pontos

Unidos do Bonfim

89 pontos

Mocidade do Marinas

89 pontos

Unidos de Jacuecanga

86 pontos

Vai Quem Quer

85 pontos

Caras Pintadas

81 pontos

Galera do Rock

81 pontos

GRUPO EM ASCENSÃO

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Unidos do Balneário

64 pontos

Afro Reggae

59 pontos

Sururu Formado

57 pontos

Pé na Jaca

53 pontos

Alcoólatras de Plantão

Em 2008 não era filiado e não foi avaliado

Reizinho Mirim

Em 2008 não era filiado e não foi avaliado

GRUPO INICIANTES

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Bloco do Corujão

80 pontos

Unidos da Porteira

57 pontos

Obs: apesar de terem atingido pontuações que os elevariam para uma classificação acima, Corujão e Porteira ainda não cumpriram o prazo de dois carnavais seguidos, a carência de dois anos.

Nenhum comentário: