quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Começa a se mudar a cultura de se pensar em carnaval em cima da hora

O evento no último sábado, 29, no Clube Comercial, denominado de “Flashback Night”, tendo como promotores os blocos carnavalescos Feliz Idade, Artistas, Corujão, Assombrosos do Cruzeiro e Ki Merda é Essa, todos associados à Abcar- Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis -, foi uma prova inqüestionável de que quando se planeja alguma coisa, como por exemplo um evento, as possibilidades de ter resultados positivos são enormes. A iniciativa das cinco agremiações foi um sucesso, o evento foi super prestigiado, e as pessoas se divertiram muito com total segurança e conforto.
Estão de parabéns os dirigentes dos cinco blocos que mostraram organização, planejamento e mudança de comportamento na tão fatídica e combatida cultura de só se pensar em carnaval às vésperas da folia e dependência exclusiva da ajuda financeira do poder público. Na prática essas agremiações deram o ponta pé inicial para uma nova mentalidade dos bastidores do carnaval. Isso vem reafirmar o quanto tem sido importante o papel da Abcar e a integração dos blocos associados.
Não tem sido poucas as reuniões e a insistência com que a gente vem debatendo o tema da mudança desta cultura. Independente do tipo de iniciativa, um evento como o de sábado passado, bingo, sorteio, rifa, almoço, entre outros, não importa. O que realmente é importante é realizar ações que venham beneficiar as agremiações financeiramente e conseqüentemente estrutura-las melhor, e ver os resultados na avenida com um belo carnaval e um maravilhoso desfile. Tudo isso fruto do planejamento.
Confesso que fiquei entusiasmadíssimo com o evento dos blocos Feliz Idade, Artistas, Corujão, Assombrosos do Cruzeiro e Ki Merda é Essa. E também orgulhoso por saber que a Abcar está contribuindo e muito para que se estabeleça em Angra dos Reis uma nova mentalidade no pensar o carnaval daqui por diante. Espero que outras agremiações sigam o mesmo caminho deste grupo e venham a realizar muitos eventos, possam arrecadar recursos e se estruturarem cada vez mais, até a festa do “Reio Momo” em 2009. Ainda é muito pouco para uma gama de 35 blocos associados, mas sem sombra de dúvida é um excelente começo.

Beto Carmona
Presidente da Abcar

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Abcar faz evento de confraternização para celebrar 1 ano de sua fundação








A Abcar – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis – promoveu um evento de confraternização entre os dirigentes das agremiações filiadas no último sábado, 15, no Clube do Bonfim, para comemorar o 1º aniversário de fundação da entidade. Oficialmente a Abcar comemorou um ano de criação em 19 de julho, porém a diretoria resolveu festejar a data num período mais próximo das discussões que cercam a realização do carnaval 2009, já que no meio do ano as atenções dos blocos ainda não estão muto voltadas para a folia do Rei Momo.
Como no último dia 10, dirigentes de 25 blocos, dos 32 associados, participaram de uma reunião de planejamento para o carnaval 2009, na ocasião houve a articulação para a realização do evento de confraternização. Regado a muito samba, pagode, cervejinha gelada e churrasco, o ambiente não poderia ter sido melhor. Rolou o que a direção da Abcar esperava: muita descontração, integração entre os blocos e é claro, bate-papo sobre as perspectivas para o carnaval no ano que vem. Além dos dirigentes, estiveram presentes alguns jornalistas que foram cobrir a festividade e representantes da Prefeitura de Angra, promotora do carnaval na cidade, por meio da Turisangra, com a presença da diretora executiva da Fundação de Turismo, Cristiane Brasil, a Tite.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Abcar faz primeira reunião com blocos para tratar de Carnaval 2009

A Abcar – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis – se reuniu nesta segunda-feira, 10, à noite, na Sala de Vídeo do Teatro Municipal, com as agremiações carnavalescas associadas, no primeiro encontro onde se deu início as discussões para o Carnaval 2009. Dos 32 blocos filiados, 25 marcaram presença: Assombrosos do Cruzeiro, Artistas, Bloco da Imprensa, Malhação, Jaqueira, Bloco Ki Merda é Essa, Unidos da Porteira, Uns e Outros de Ladeira Abaixo, Bloco Quarta Sem Lei, Nega Maluca, Bloco da Carioca, Afro Reggae, Unidos de Jacuecanga, Sujos de Lama, Mocidade do Marinas, Conexão Bahia, Unidos do Bonfim, Feliz Idade, Bloco do Reizinho, Pé na Jaca, Praia Vermelha, Vai Quem Quer, Alcoólatras de Plantão, Bloco Corujão e Jardim Balneário.
Vários temas fizeram parte da pauta da reunião, porém o que dominou o debate foi o relato do que foi discutido no primeiro encontro com a Turisangra ocorrido na semana passada. As agremiações ficaram satisfeitas com a posição da fundação de turismo, promotora e organizadora do carnaval em Angra, garantindo aos blocos que minimamente será mantida para 2009 as conquistas da Abcar em 2008.
No próximo sábado, 15, a Abcar estará fazendo um evento de confraternização entre os dirigentes dos blocos associados, no clube do Bonfim, pela passagem do 1º aniversário de fundação da entidade. Os dirigentes já receberam na reunião de ontem os convites e cada agremiação poderá levar quatro integrantes. Vai ser mais uma oportunidade de integração dos blocos já pensando no Carnaval 2009.

sábado, 8 de novembro de 2008

Turisangra assegura aos blocos pelo menos repetir apoio deste ano no Carnaval 2009

A Abcar – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis – se reuniu na última quarta-feira, 5, com a Turisangra e deram início as negociações para planejar o Carnaval 2009. No primeiro encontro muitos pontos foram colocados em pauta, porém as discussões ficaram mais centradas na possibilidade de pelo menos se manter para o Carnaval 2009 os valores do apoio financeiro dado as agremiações em 2008, a relação com a classificação atingida pelos blocos após o desfile deste ano dentro dos critérios de avaliação da Abcar, o balanço dos números dos questionários respondidos pelas agremiações que analisaram a estrutura oferecida pela Turisangra e da real condição de se definir um único circuito de desfile para todos os blocos do centro da cidade.

O Presidente da Abcar, o jornalista Beto Carmona, ouviu da diretora executiva da Fundação de Turismo, Cristiane Brasil, a Tite, que minimamente a Turisangra vai repetir em 2009 o apoio que foi dado aos blocos em 2008 e que quanto a questão de infra-estrutura como sonorização das ruas, iluminação, carros de som, decoração, a Abcar já apresentou um balanço dos pontos positivos e negativos apontados pelos blocos no carnaval deste ano e que o desejo da Prefeitura de Angra é de atender as reivindicações das agremiações.

Tudo o que foi discutido neste encontro da Abcar com a Turisangra será repassado para os representantes das agremiações na reunião da entidade carnavalesca nesta segunda-feira, 10, às 19:30h, na sala de vídeo do Teatro Municipal. Como reza o estatuto da Abcar, somente os blocos que estiverem em dia com as mensalidades poderão ter voz e voto.

Cinco blocos se unem e organizam evento para arrecadar fundos para o Carnaval 2009

Exercitando a mentalidade de que não se pode pensar em carnaval somente às vésperas da festa do Rei Momo, e de não contar somente com os recursos financeiros advindos da ajuda da Prefeitura de Angra, cinco blocos carnavalescos da cidade, Feliz Idade, Artistas, Corujão, Assombrosos do Cruzeiro e Ki Merda é Essa, todos associados à Abcar, se uniram para organizar um calendário de eventos até o Carnaval 2009, para arrecadar fundos para as agremiações.

O primeiro desta série será no dia 29 de novembro, num sábado, às 21h, no Clube Comercial, denominado de “Flashback Night” e que promete muito agito e ritmos dos bons tempos da discoteca. Tanto para os saudosistas como para quem não tem tanta recordação assim por não ter vivido essa época, a noite promete muita dança e animação. O preço do ingresso será apenas R$ 10,00 e a venda antecipada está acontecendo nos seguintes postos: Rafael Presentes, Oyster Bar com João na Praça do Mercado Municipal, na Adega do Rio do Choro com a Cláudia, Bar do Jenecir em Jacuecanga e c om os dirigentes do blocos. Maiores informações com a Conceição Brasil no telefone 8818-2995.

sábado, 1 de novembro de 2008

ABCAR terá primeiro encontro com TURISANGRA na semana que vem para já tratar do Carnaval 2009

A ABCAR – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis – terá sua primeira conversa com a TURISANGRA para já começar a tratar do carnaval 2009 na semana que vem. A princípio o encontro está marcado para o dia 4 de novembro, terça-feira, porém ainda depende de uma confirmação na agenda do Presidente da fundação, Manoel Francisco. Mas de qualquer modo, a primeira reunião vai acontecer na semana que vem, faltando um pouco mais de três meses para o carnaval.

Os dirigentes da entidade querem desde já acertar detalhes com a TURISANGRA, principalmente quanto às questões de infra-estrutura e ajuda financeira dos blocos, dois pontos sempre muito polêmicos, mas que avançaram bastante em 2008, todavia que necessitam ser avaliados em conjunto com a Prefeitura Municipal. Por meio de um questionário que foi respondido pelos dirigentes das agremiações logo após a folia deste ano, o conjunto de respostas será encaminhado mais uma vez a TURISANGRA, e através delas os pontos positivos e falhos apontados pelos blocos serão analisados pelos dois lados.

Um dos temas da pauta da reunião com a fundação de turismo que será discutida pelos dirigentes da ABCAR é quanto à manutenção para o carnaval 2009 do que foi conquistado pela entidade no carnaval de 2008, principalmente a ajuda financeira, que em relação a folias de outros anos, teve a verba para os blocos reajusta em 100%. “É inegável como o aumento desta ajuda financeira foi importante para as agremiações. Plasticamente falando, foi indiscutível o avanço que vimos na avenida no desfile de cada bloco esse ano. Os blocos investiram bastante em seus carnavais, e o que se viu foi uma melhor infra-estrutura e mais organização no carnaval de rua da cidade, frutos do investimento de cada agremiação”, ressaltou o jornalista Beto Carmona, presidente da ABCAR.

Após o carnaval deste ano, a entidade já promoveu perto de 10 reuniões com os dirigentes dos blocos associados e o próximo encontro será no dia 10 de novembro, numa segunda-feira, às 19:30h, na sala de vídeo do Teatro Municipal. E encontro antes com a TURISANGRA é justamente para já se ter um parecer da fundação do que se pretende para o carnaval 2009 e a diretoria da ABCAR repassar aos dirigentes dos blocos o que poderá ser vislumbrado para o próximo ano.

Houve ascensão de blocos dentro dos critérios de avaliação da ABCAR

A experiência de se implementar um regulamento interno com critérios de avaliação e classificação dos blocos dentro do carnaval da cidade sob a ótica da ABCAR deu certo. Os critérios que foram analisados, votados e aprovados pelos associados antes mesmo do carnaval de 2009, consta no estatuto da entidade e no seu regimento interno. Na prática isso já funcionou na avaliação feita no desfile em 2008 de cada bloco, e alguns ascenderam dentro do quadro de classificação.

É claro que aqueles que já estavam no chamado de Grupo Especial não tiveram como ascender, total de 16, porém não desceram e dois subiram: Bloco dos Artistas e Conexão Bahia, passando agora a ter 18. Já no Grupo A, intermediário, que eram sete em 2008, para 2009 se manteve no mesmo patamar, pois dois blocos ascenderam para esse grupo: os Blocos Vai Quem Quer da Monsuaba e o Assombrosos do Cruzeiro, que fez um carnaval brilhante e que pela pontuação conquistada e por merecimento, pulou do grupo de iniciante (no mínimo dois anos de desfile sem receber alguma ajuda financeira), para o Grupo A, sem passar pelo Grupo em Ascensão.

No Grupo em ascensão que em 2008 era composto por três agremiações, foi acrescido de mais dois blocos, passando a ter agora a composição de cinco, porém com a ascensão do Vai Quem Quer, caiu para quatro, mas voltou a ter cinco. Os que subiram de iniciante para o Grupo em Ascensão foram Balneário e Pé na Jaca do Camorim, e entra na vaga do Vai Quem Quer o Bloco Alcoólatras de Plantão, da Vila do Abraão, que se filiou a ABCAR dentro do prazo previsto, e que tem uma longa história de folia no carnaval da cidade, portanto mais de dois anos de desfile. No Grupo Iniciantes que esse ano tinha cinco, passa a ter em 2009 apenas dois: Bloco Unidos da Porteira da Japuíba e Bloco Corujão, já que Balneário, Pé na Jaca e Assombrosos do Cruzeiro subiram.

CLASSIFICAÇÃO DOS BLOCOS

PONTUAÇÃO GERAL

GRUPO ESPECIAL

DE 175 A 100 PONTOS

GRUPO A

DE 99 A 80 PONTOS

GRUPO EM ASCENSÃO

MENOS DE 80 PONTOS

Como ficou a classificação dos blocos para 2009:

GRUPO ESPECIAL

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Bloco da Carioca

175 pontos

Bloco Império do Frade

168 pontos

Bloco da Imprensa

163 pontos

Bloco do Reizinho

151 pontos

Bloco da Malhação

145 pontos

Unidos Praia Vermelha

139 pontos

Uns e Outros de Ladeira Abaixo

137 pontos

Unidos do Caravela

137 pontos

Bloco da Jaqueira

130 pontos

Marit’ Samba

127 pontos

Nega Maluca

120 pontos

Sujos de Lama

119 pontos

Ki Merda É Essa

115 pontos

Bloco da Feliz Idade

115 pontos

Quarta Sem Lei

109 pontos

Unidos do Tatu

104 pontos

Conexão Bahia

103 pontos

Bloco dos Artistas

100 pontos

GRUPO A

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Assombrosos do Cruzeiro

97 pontos

Unidos do Bonfim

89 pontos

Mocidade do Marinas

89 pontos

Unidos de Jacuecanga

86 pontos

Vai Quem Quer

85 pontos

Caras Pintadas

81 pontos

Galera do Rock

81 pontos

GRUPO EM ASCENSÃO

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Unidos do Balneário

64 pontos

Afro Reggae

59 pontos

Sururo Formado

57 pontos

na Jaca

53 pontos

Reizinho Mirim

Em 2008 não era filiado e não foi avaliado

Alcoólatras de Plantão

Em 2008 não era filiado e não foi avaliado

GRUPO INICIANTES

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Bloco do Corujão

80 pontos

Unidos da Porteira

57 pontos

Obs: apesar de terem atingido pontuações que os elevariam para uma classificação acima, Corujão e Porteira ainda não cumpriram o prazo de dois carnavais seguidos, a carência de dois anos.