quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Blocos da Imprensa e Feliz Idade têm projetos aprovados pelo Governo do Estado

Duas agremiações carnavalescas filiadas à Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis), os blocos da Imprensa e Feliz Idade, tiveram seus projetos aprovados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, na seleção pública de financiamento de iniciativas planejadas para o carnaval 2012. Os resultados das selecionadas já está no site da Secretaria de Cultura com a publicação do edital com os nomes dos blocos que tiveram seus projetos aprovados.

A seleção ainda não revelou os valores que cada agremiação receberá em 2012, pois a próxima etapa de aprovação das iniciativas está atrelada ao período a ser cumprido na entrega de uma série de documentações, para que projetos sejam confirmados e venham a receber a ajuda financeira do Governo do Estado. Um pouco mais de 60 projetos, dos mais de 600 inscritos, ou seja 10%, foram selecionados, sendo que sete agremiações carnavalescos do Sul Fluminense tiveram seus projetos aprovados. Foram dois blocos de Angra, dois de Mendes, um de Barra Mansa, um de Três Rios e um de Quatis. O presidente da Abcar, o jornalista Beto Carmona, comentou sobre a aprovação dos projetos das agremiações da cidade.

“Fiquei muito contente com a notícia. Estou duplamente feliz, porque além do Bloco da Imprensa, que eu dirijo, ser selecionado pelo segundo ano consecutivo, mais uma agremiação da Abcar foi contemplada, o bloco Feliz Idade, da Conceição Brasil, que é meu braço direito na associação. E não pensem que eu a ajudei em alguma coisa nesta iniciativa de inscrever um projeto para concorrer. Ela correu atrás sozinha para que isso acontecesse e está de parabéns", disse Carmona.

Ele ainda ressaltou que "não foi por falta de aviso que os dirigentes dos blocos não participaram da concorrência de projetos no Governo do Estado. Nas reuniões sempre avisávamos sobre essas oportunidades de financiamentos externos para o carnaval. A participação de agremiações da Abcar tentando buscar recursos fora do município para os seus carnavais ainda é pouquíssima, pois a nossa entidade tem 37 blocos associados e somente dois se inscreveram na Secretaria de Estado de Cultura”.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Bloco do Reizinho vai homenagear a Fla-Angra no carnaval 2012




Enredo da agremiação vai explorar não só o amor ao Flamengo, mas também exaltar os títulos na procissão marítima e as conquista no futebol de praia

O mais tradicional bloco carnavalesco de Angra dos Reis, o Reizinho, com 41 anos de folia na cidade, se prepara para contar no carnaval 2012, uma das mais representativas histórias de amor ao Flamengo, que não se limitou somente às idas em caravanas ao Maracanã na torcida pelo rubro-negro, mas que também se transformou numa cultura de festas no mar e de títulos no futebol de praia da cidade. Com o enredo, “É gol, é show, é paixão! É o Reizinho no embalo da Fla-Angra”, a agremiação quer transformar as ruas do centro da cidade num mar de alegria rubro-negra. O tema é de autoria do jornalista Beto Carmona, sob encomenda da diretoria do bloco.

O Reizinho vai homenagear no seu carnaval a torcida organizada Fla-Angra, contando a sua história como uma galera que se unia numa corrente pra frente pelo Mengão e que ao longo de sua trajetória fez grandes espetáculos com os seus barcos enfeitados e muito animados nas procissões marítimas em Angra, e que também fez sucesso com a bola de pé em pé, nos campos do aterro do São Bento, conquistando vitórias e glórias nos áureos tempos do futebol de praia de Angra.

A Fla-Angra foi fundada em 15 de março de 1975, há 36 anos, por dois jovens torcedores, Nilson e Márcio, que resolveram criar um grupo, uma torcida, que juntasse os amigos rubro-negros, e em caravanas, eles fossem para o Maracanã ver os jogos do mais querido do Brasil. Nesta história, também se apresenta a figura ilustre de Manteigão, mais uma personagem apaixonada pelo Flamengo, que ajudou a construir essa trajetória vitoriosa da Fla-Angra, ele que foi o sócio número um da torcida.

Em 1977, a torcida invade o mar de Angra e leva alegria à tradicional procissão marítima. Não demorou muito para que a Fla-Angra passasse a comandar a festa no mar no dia 1º de janeiro, com um show de empolgação, colorindo a baia de vermelho e preto. A partir de 1983, esse amor ao futebol e ao Flamengo foi parar nos campos de futebol de praia.