domingo, 24 de outubro de 2010
Visita à Cidade do Samba
Alunos dos cursos de adereços da Abcar passam um dia inteiro conhecendo a fábrica de espetáculos do carnaval do Rio de Janeiro e expõem peças que confeccionaram nas aulas
Os mais de 50 alunos que participam dos dois cursos de adereços da Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis) visitaram a Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, no último sábado, 23. A programação da visita a fábrica de espetáculos do carnaval carioca começou com uma palestra ministrada pelos coordenadores do projeto Planseq Carnaval (Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional), uma exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos, que ainda percorreram vários setores de toda a produção carnavalesca das escolas de samba como as oficinas de corte e costura, feitura de alegorias em gesso e fibra, estamparia, bordado, chapelaria entre outras áreas do rico mercado profissional do carnaval do Rio de Janeiro.
Mas o que chamou mais a atenção dos alunos foram os carros alegóricos e fantasias expostas na parte externa dos barracões das 14 escolas de samba do grupo especial. Os olhos brilhavam, a alegria estava estampada nos rostos dos alunos que não se cansaram de fazer poses em frente as alegorias, registrando tudo. Foi sem dúvida um momento mágico para iniciantes na arte de confeccionar adereços e que vislumbravam num futuro bem próximo virem a emprestar o seu talento ao carnaval dos blocos carnavalescos de Angra dos Reis.
A visita a Cidade do Samba foi um prêmio aos alunos que vêm se dedicando as oficinas e ao aprendizado com que vêm tendo nos cursos de adereços promovidos pela Abcar, tendo como instrutores Luís Gustavo Valente e Conceição Brasil. As peças confeccionadas pelo grupo de Angra foram bastante elogiadas pelos coordenadores do projeto, e o capricho dado aos trabalhos, a cada adereço, foi a expressão que ganhou mais ênfase na fala dos profissionais mais experiente no carnaval do Rio. Além do grupo de Angra, também visitaram a Cidade do Samba os alunos dos núcleos dos municípios de Paracambi, Três Rios e Paty de Alferes. Os alunos de Angra estavam todos uniformizados com a camisa da Abcar, o que também arrancou elogios dos coordenadores do projeto, demonstrando organização da entidade.
O projeto Planseq Carnaval é desenvolvido pela AART-RJ (Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro) e Amebras (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil), com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho, em parceria com a Cidade do Samba e Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). Em Angra, a Abcar tem o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra e Cultuar.
Assinar:
Postagens (Atom)